A trajetória do Ensino Religioso no Brasil se mescla ao nascimento do Brasil Colônia sendo a história da educação a história também da religião tornando impossível essa desvinculação, somente três séculos depois, no período republicano, tem-se o início de um processo de mudança com a separação entre igreja e estado e a promulgação da primeira constituição do novo regime prevê um ensino leigo e mantido pelo poder público, advindo muitas mudanças que foram introduzidas e a mais significativa delas veio com a Constituição de 1988 que indicou como a educação devia pensar preferencialmente no cidadão e no seu desenvolvimento enquanto ser humano, respeitando as ideias plurais e as concepções pedagógicas o que foi sendo solidificado através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e das novas legislações pertinentes. Sendo assim, no novo cenário e diante do status adquirido pelo Ensino Religioso como uma das áreas do conhecimento, não cabe mais a catequese nem a transmissão de dogmas religiosos, antes, exige um professor preparado, com formação especifica, que preencha requisitos fundamentados no conhecimento cientifico, e que respeite a diversidade religiosa em todas as suas dimensões, o que levou ao questionamento: Na construção da profissionalização docente, quais as implicações das concepções religiosas do professor do Ensino Religioso na prática pedagógica da Educação Básica? A pesquisa está ligada ao Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd, na Linha de Pesquisa: 1 – Formação de Professores e Práticas da Docência, Campus Teresina da Universidade Federal do Piauí e apresenta como objetivo geral: analisar na construção da profissionalização docente e as implicações das concepções religiosas assumidas pelo professor da educação básica na prática pedagógica do ensino religioso. As Categorias Teóricas utilizadas nessa pesquisa são: Saberes Docentes, Profissionalização, Identidade Docente, Prática Pedagógica, Formação Docente, e Professor do Ensino Religioso. E para embasamento teórico foi utilizado o seguinte referencial teórico que se compõe de Ricouer (1994), FONAPER (1997), Contreras (2002), (2004), Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004), Formosinho (2009), Nóvoa (2010), PCERs (Parâmetros Curriculares do Ensino Religioso), Junqueira e Wagner (2011), Clandinin e Connely (2015), Warschauer (2017), BNCC (2018). A pesquisa em questão é de natureza social, de abordagem qualitativa, tipo narrativa, utilizando o método autobiográfico. Os professores, em número de 10 (dez) do ensino religioso, serão da rede pública municipal de Teresina (SEMEC). Os dados serão produzidos através de memorial de formação e roda de conversa será presencial ou, em face da Pandemia, online através do Google Meet. A análise dos dados será feita através da análise de conteúdos seguindo-se a abordagem qualitativa que é proveitosa na compreensão dos aspectos subjetivos envolvidos. Pretende-se com os resultados da pesquisa responder à problemática e saber se, através da formação, os erros praticados no exercício docente podem ser minimizados, aproximando teoria e prática tornando assim um ensino de qualidade e sem as amarras catequéticas.