O Desenvolvimento Profissional Docente – DPD é um processo contínuo que deve acontecer ao longo de toda a carreira e implementado, também, nos processos formativos dos mesmos, e no contexto escolar essa formação ocorre com a intermediação do Coordenador Pedagógico. Ele é fundamental para a construção de novos saberes e reconstrução da prática pedagógica e valorização da profissionalização docente. A presente investigação partiu da seguinte questão problematizadora: Como acontece as ações formativas do Coordenador Pedagógico junto aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental I do Sistema Municipal de Ensino de Teresina em que contribuem para o Desenvolvimento Profissional desses docentes? Estabeleceu-se como objetivo geral: Analisar as ações formativas do Coordenador Pedagógico que contribuem para o desenvolvimento profissional de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental I do Sistema Municipal de Ensino de Teresina. Para um maior aprofundamento propôs-se como objetivos específicos: Identificar as ações formativas do Coordenador Pedagógico junto aos docentes na escolar; Descrever os desafios e a condução da ação formativa do Coordenador Pedagógico junto aos professores no contexto escolar; Compreender como as ações formativas do Coordenador Pedagógico que possam contribuir para o desenvolvimento profissional docente. As reflexões teóricas se dão do retrospecto histórico da identidade e da atuação profissional do Coordenador Pedagógico na educação brasileira a partir da visão de estudiosos como: Saviani (1996, 2008), Cardoso (2004), Azevedo (1976), Ferreira; Fortunato (2012), Silva (2011), Tardif (2014), Pimenta (2012), Gauthier (2013) e Franco (2012). Quanta a formação docente trazemos as reflexões de Nóvoa (1992), Tardif (2011), Nóvoa (2008), Imbernón (2010), Marcelo (2009). Com relação à coordenação pedagógica, utilizaram-se os pressupostos de Saviani (2008), Placco, Almeida e Souza (2011, 2015), Pelissari (2007). As discussões sobre o desenvolvimento profissional fundamentam-se em García (1999), Day (2001), Imbernón (2011), Ramalho, Nuñez e Gauthier (2003). A base metodológica se apoia em Clandinin e Connelly (2015), Bertaux (2010), Nóvoa (1995), Warschauer (2001; 2002; 2004, 2017), Jovchelovitch e Bauer (2000), Ricouer (2020), Delory-Momberger (2014), Souza (2014, 2006a) Brito e Santana (2014), e Passeggi (2008), entre outros autores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa narrativa, com a utilização do método autobiográfico e para a produção de dados serão implementados os seguintes dispositivos de pesquisa: as Rodas de conversa, sendo no total de quatro (04) e uma (01) Entrevista Narrativa. Os dados serão organizados em categorias e subcategorias, e analisados conforme as proposições da análise Hermenêutica de Paul Ricouer (1996, 2020). O campo de investigação definido foram escolas da educação básica da rede do município de Teresina-Piauí, especificamente com 10 professores do Ensino Fundamental I, sendo (cinco) 05 de Língua Portuguesa e (cinco) 05 de Matemática da rede municipal de ensino.