O presente estudo parte do pressuposto de que a formação continuada pode propiciar um novo sentido à prática pedagógica contextualizada, atendendo as demandas que dela emergem, permitindo aos professores melhores condições para a sua atuação profissional, além de ser uma das condições para melhoria do ensino e, consequentemente, do desenvolvimento profissional, buscando responder a seguinte questão-problema: quais os contributos da formação continuada para a reelaboração da prática pedagógica de professores Alfabetizadores em Altos-PI? Tem como objetivo investigar os contributos da formação continuada para reelaboração da prática pedagógica de professores alfabetizadores em Altos-PI. Como objetivos específicos estabelecemos: descrever os processos de institucionalização da formação continuada de professores alfabetizadores no município de Altos-PI; identificar a percepção dos professores alfabetizadores acerca da relação necessidades formativas e formação continuada; analisar os contributos da formação continuada para reelaboração da prática pedagógica de professores alfabetizadores. Como aportes teóricos e metodológicos tomamos como base autores como: Basil Bernstein (1996, 2003), Bertaux (2010), Brasil (1996,1999, 2006, 2013, 2015), Brito (2007), Brito e Santana ( 2014), Imbernón ( 2010, 2011), Josso (2009), Ludke e André (2014), Marques (2006), Novoa (2017, 2019), Nóvoa e Finger (2014), Severino ( 2007), Passeggi (2010, 2016), Prado e Soligo ( 2005), Ricouer ( 2005), Souza (2006, 2007, 2014, 2019), Warschauer (2017), entre outros, além de documentos oficiais, como também documentos produzidos durante os anos de vigência do PNAIC pela Secretaria Municipal de Aem Altos. A pesquisa fundamenta-se em princípios da abordagem (auto)biográfica, seguindo os contornos metodológicos da pesquisa narrativa. Constituíram-se como participantes da pesquisa cinco (05) professoras alfabetizadoras que atuam no ciclo de alfabetização, ensino fundamental da Rede Municipal de Educação de Altos-PI. Os desvelamentos de suas narrativas foram descortinados através dos dispositivos metodológicos contemplados pela referida pesquisa, sendo a Roda de Conversa e o Memorial de Práticas, além da utilização da análise documental tendo como referência os documentos produzidos oficialmente, contemplados pela política de formação continuada de professores alfabetizadores no âmbito do PNAIC- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, tanto a nível nacional como no contexto da cidade de Altos, lócus de nossa pesquisa. Assim, a análise compreensiva- interpretativa das narrativas produzidas pelas participantes da pesquisa através dos dispositivos adotados, permitiu clarificar as contribuições da formação continuada de professores alfabetizadores no âmbito do PNAIC para a reelaboração da prática pedagógica alfabetizadora. Sendo que no contexto contemporâneo essa temática ainda apresenta grandes desafios.