Os avanços no campo da educação têm exigido permanentemente dos professores o desenvolvimento de novas competências e habilidades, atitudes, fundamentadas em saberes e conhecimentos. Cada nova mudança no campo social reflete na escola e, consequentemente, exige do trabalho do professor pela complexidade que se apresenta o contexto social e o educacional. Diante da problemática anunciada, quanto a formação continuada dos professores, partimos da seguinte questão-problema: quais ações de formação continuada contribuem para o desenvolvimento profissional docente, refletindo nas práticas pedagógicas no contexto da educação básica? O objeto de investigação, portanto, constitui as ações de formação continuada e o desenvolvimento profissional docente de professores da educação básica, com o objetivo geral de analisar as ações de formação continuada que contribuem para o desenvolvimento profissional docente, com reflexos nas práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto da educação básica. Especificamente, buscou-se: identificar as concepções dos professores acerca da formação continuada e sua relação com o seu desenvolvimento profissional; descrever as ações de formação continuada ofertadas aos professores da educação básica; reconhecer ações de formação continuada que contribuíram para o desenvolvimento profissional docente nas práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto da educação básica. Para a discussão teórica, o estudo apoiou-se em autores como: Candau (2011), Di Giorgi (2010), Garcia (1998), Gómez (1998), Huberman (2007), Imbernón (2010), Nascimento (2011), Nóvoa (2007), entre outros. Metodologicamente fundamentou-se em André (2005), Lüdke (1986), Sousa e Cabral (2015), Souza (2006), entre outros. A pesquisa de abordagem qualitativa, para a produção de dados utilizou-se do memorial autobiográfico e da entrevista narrativa, com 05 (cinco) professores da educação básica das escolas estaduais de Teresina – PI, que atuam no ensino médio, que foram selecionados com base nos seguintes critérios de inclusão: ter vínculo efetivo com o sistema estadual de educação; atuar pelo menos há cinco anos no magistério da educação básica; ter participado nos últimos dois anos de cursos de formação continuada; ter disponibilidade para participar de todas as etapas da pesquisa.