Esse estudo versa sobre pesquisa realizada com o objetivo de analisar a prática educativa ca do professor alfabetizador que atua em escolas da rede municipal de Teresina (PI) e as possibilidades desse processo promover a formação humana das crianças. Para atender o referido objetivo geral apresentamos como objetivos específicos conhecer a prática alfabetizadora desenvolvida nas séries iniciais do Ensino Fundamental na SEMEC (Teresina-Pi); compreender as condições objetivas e subjetivas que medeiam o processo de alfabetização das crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental e, por fim, explicar como os professores alfabetizadores significam o processo de alfabetizar e a formação humana. A fundamentação teórico-metodológica está ancorada na Psicologia Histórico-Cultural, no Materialismo Histórico-Dialético e na Pedagogia Histórico-Crítica, pois entendemos que tais fundamentos nos oferecerão suporte para explicar o real. Para o desenvolvimento da pesquisa empírica, junto a professores que atuam na SEMEC (Teresina- PI), realizaremos Entrevistas reflexivas e observação da prática do professor. Os dados produzidos serão analisados por meio do procedimento denominado Núcleos de Significação de Aguiar e Ozella (2013). Como possíveis resultados, pretendemos contribuir para a reflexão crítica acerca das práticas alfabetizadoras que possibilitem o desenvolvimento da formação humana