Esta pesquisa tem por objeto de investigação o Conselho Estadual de Educação do Piauí (CEE/PI). O objetivo geral é analisar a composição do Conselho, delineando os aspectos que representaram avanços ou retrocessos na sua representatividade. Como objetivos específicos pretende-se resgatar o histórico de constituição do CEE/PI; examinar sua a composição nos diferentes contextos históricos e compreender o papel, a forma de organização e a dinâmica de funcionamento desse Conselho de Educação, evidenciando a sua constituição e questões relacionadas à sua representatividade. O espaço temporal considerado será 1963 até 2020, tendo como referência o ano de criação do Conselho Estadual de Educação do Piauí e as alterações posteriores. A pesquisa consiste em estudo de natureza exploratório-descritiva, com uso de fontes bibliográficas, documentais (legislação, atas, resoluções, pareceres, decretos, atos normativos), questionário e entrevista semiestruturada com os conselheiros do CEE/PI, coerente com o recurso da triangulação metodológica como ferramenta de validação de dados da pesquisa. O estudo será construído em diálogo com referências como Horta (1975), Brito (1986, 1996), Vale (1991), Cury (2000, 2001, 2006, 2008), Vasconcelos et al (2017), dentre outros, visando obter uma compreensão da temática investigada como produto de um processo histórico e social. O resultado da pesquisa contribuirá no debate acerca do papel do CEE/PI, especialmente na atual conjuntura na qual se observa políticas de desmando e de desqualificação dos serviços públicos, especialmente da educação.