Considerando o contexto atual de uma sociedade informacional, global e em rede e o impacto significativo da Educação a Distância (EaD) no campo da formação inicial de professores de tal modo que as matrículas dos cursos de licenciatura nesta modalidade de ensino ultrapassam o ensino presencial, merece atenção investigar este fenômeno focalizando o processo de ensino e aprendizagem em em seu âmbito. Neste aspecto, sendo a avaliação elemento intrínseco deste processo, vislumbrada por um lado, como instrumento de coação, de testagem e tantas outras formas discriminatórias, e por outro, pela sua essência transformadora de oferecer dados que qualificam a ação docente e privilegiam a construção de ricos cenários de aprendizagem, é neste cenário que interrogamos como ocorrem as práticas avaliativas no curso Licenciatura em Computação no âmbito da modalidade no CEAD/UFPI para desenvolver uma pesquisa no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Piauí, em decorrência dos estudos realizados no Núcleo de Pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP). O objetivo geral deste estudo foi compreender como ocorrem as práticas avaliativas utilizadas na formação docente no curso de Licenciatura em Computação da Universidade Federal do Piauí no contexto da Educação a Distância. O aporte teórico da pesquisa está estruturado sob a luz das concepções de Haydt (2003), Vasconcellos (2005), Luckesi (2011; 2013), Hoffmann (2009) Melchior (1998; 2001; 2003); Libâneo (1990), Depresbiteris (1998), Sant’anna, (1995) entre outros que tratam a avaliação por uma abordagem progressista. As argumentações direcionadas à compreensão das peculiaridades da Educação à Distância estão sustentadas nos escritos de Castell (2002) Barros (2003) Moore e Kearley (2007), Cortelazzo (2013), Garcia (2013), Silva (2013), entre outros. A metodologia proposta possui uma abordagem qualitativa, do tipo Netnomedólogica de Cavalcanti (2020), França-Carvalho e Cavalcanti (2021), com base nos direcionamentos erguidos pela Etnometodologia em Coulon (2017) e na Netnografia em Kozinets (2014). O lócus da pesquisa foi o ambiente de aprendizagem virtual acessado por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Universidade Federal do Piauí, onde o curso é mediado. As técnicas utilizadas para coleta de dados foram entrevistas, questionários e observação netnometológica. Quanto aos participantes da pesquisa, participaram do estudo quatro professores coordenadores de disciplina e quatro tutores, sendo dois do núcleo de formação específica e dois do núcleo pedagógico do curso e, ainda, oito alunos. Os dados coletados foram ordenados, categorizados e analisados através da análise de conteúdo proposto por Bardin (2011). As reflexões realizadas até o presente momento revelam que professores, tutores e alunos têm uma aproximação conceitual em como concebem a avaliação, visualizando-a como forma de acompanhamento da aprendizagem, percepção qualitativa e quantitativa sobre o desenvolvimento estudantil e como instrumento de regulação da conduta docente, porém com resquícios evidentes da pedagogia do exame. Os resultados preliminares já evidenciam a relevância social deste estudo na medida em que promove reflexões sobre as implicações da avaliação na formação do professor de Licenciatura em Computação na EaD, do saber-fazer no ensino a distância, ampliando a compreensão sobre as TDIC, o campo da formação e da epistemologia da prática profissional docente em um curso ainda não pesquisado.