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Banca de QUALIFICAÇÃO: KRICIA DE SOUSA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KRICIA DE SOUSA SILVA
DATA: 14/03/2022
HORA: 14:30
LOCAL: WEBCONFERÊNCIA
TÍTULO: “NA CYPHER É ONDE A GENTE SE ENCONTRA”: PRÁTICAS EDUCATIVAS INVENTIVAS DE JOVENS DO HIP HOP DE PARNAÍBA/PI EM MEIO A PANDEMIA DA COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: Práticas educativas. On-line. Jovens. Hip Hop. Pandemia. Covid-19.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Essa pesquisa integra as investigações do Observatório das Juventudes e Violências na Escola – OBJUVE que se insere no Núcleo de Estudos e Pesquisas “Educação, Gênero e Cidadania” – NEPEGECI e se propõe a dar visibilidade para as práticas educativas inventivas de jovens da cultura Hip Hop de Parnaíba/PI em meio a pandemia da covid-19, que teve início em 2020 a partir da disseminação rápida e letal do vírus Sars-cov-2 por todos os continentes do planeta. Para o seu desenvolvimento, apresenta a seguinte questão: Como a partir do mundo digital, os/as jovens da cultura Hip Hop de Parnaíba/PI criaram práticas educativas para reinvenção de si mesmos/as e de suas sociabilidades em meio a pandemia da covid-19? O pressuposto é que esses/as jovens após o decreto de isolamento social dado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), passaram a utilizar o mundo virtual para produzir práticas educativas próprias, se (re)inventando e encontrando alternativas para criação de outros espaços de sociabilidade em meio a pandemia da covid-19. Tem-se como objetivo geral: compreender como os/as jovens da cultura Hip Hop de Parnaíba/PI, utilizaram o mundo virtual para produzir práticas educativas próprias, se (re)inventando e encontrando alternativas para criação de outros espaços de sociabilidade em meio a pandemia da covid-19, especificamente buscando mapear esses/as jovens através dos espaços virtuais; captar como os/as jovens da cultura Hip Hop de Parnaíba criaram práticas educativas inventivas em meio a pandemia da covid-19, a partir de espaços virtualmente possíveis; Descrever o modo como as práticas educativas virtuais dos/as jovens da cultura Hip Hop de Parnaíba permitiu a estes/as jovens se reinventarem e encontrarem alternativas para criação de novos espaços de sociabilidade em meio a pandemia da covid-19 e refletir sobre como a pandemia da covid-19 afetou a vida, as emoções, os encontros, treinos e eventos dos/as jovens da cultura Hip Hop de Parnaíba e foi exposto pelo grupo de forma online.  O referencial teórico utilizado fundamenta-se nas discussões de Giongo (2020), Silva (2018), Adad e Silva (2021), Adad (2011), Leite (2020), Costa e Barbosa (2020), Freitas (2018), Gomes (2019), Garcia e Silva (2020), Coimbra e Nascimento (2005), Butler (2014), Mbembe (2018), Dayrell (2007), dentre outros. A metodologia a ser utilizada para sua efetivação é de base qualitativa, pautando-se na contribuição da netnografia (KOSINETS, 2014; MISKOLCI, 2016), uma prática de pesquisa on-line que a partir de bases de dados da internet, incorpora contribuições de múltiplas áreas científicas, destacando que não se pode compreender devidamente uma faceta social e cultural na contemporaneidade sem incorporar a internet e as formas de comunicação mediadas pelo computador. Deste modo, foram utilizadas matérias jornalísticas, vídeos, fotos com mensagens e capturas de imagens dos stories das redes sociais, especialmente do Instagram para fazer o mapeamento dos/as jovens investigados/as. Diários de campo (BARROS; KASTRUP, 2010) e análise das implicações (NASCIMENTO; TEDESCO, 2013) também foram utilizados para apontar os caminhos percorridos e as impressões da pesquisadora no processo investigativo de construção da pesquisa. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1728592 - SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD
Interno - 1714610 - MARIA DO SOCORRO BORGES DA SILVA
Interno - 423552 - FRANCIS MUSA BOAKARI
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Externo ao Programa - 2174595 - LILA CRISTINA XAVIER LUZ
Externo ao Programa - 2231565 - ANTONIO VLADIMIR FELIX DA SILVA
Externo à Instituição - MARIA ZENAIDE ALVES - UFCAT
Notícia cadastrada em: 14/02/2022 15:34
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