SILVA, ROSIMEYRE VIEIRA DA. DE BACHAREL A PROFESSOR FORMADOR: CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA NAS LICENCIATURAS. Tese (Doutorado em Educação). 232f. Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí. Teresina – PI, 2022.
RESUMO
A presente pesquisa analisa a docência como uma profissão que requer formação profissional e saberes específicos para seu exercício. E considerando que o professor bacharel tem um repertório de conhecimentos técnico caracterizado pelo conhecimento comum à sua formação específica, mas não possui um conjunto de conhecimentos didáticos e pedagógicos, que o habilite para a docência, a pesquisa foi sistematizada a partir do problema: como os professores bacharéis que atuam nas licenciaturas do Instituto Federal de Educação do Piauí (IFPI) se constituem formadores de professores considerando os saberes mobilizados na docência? A pesquisa parte do pressuposto de que os professores bacharéis se constituem como docentes a partir da sua experiência profissional e do conhecimento de sua área de formação, considerando-os base de sua docência e atuação como formadores de professores. Desse modo, se estabelece como objetivos específicos: compreender as trajetórias formativas dos professores bacharéis que atuam como formadores nas licenciaturas do IFPI; identificar tempos-espaços, saberes e práticas que colaboram para a constituição da docência do professor bacharel formador de professores; analisar os saberes construídos na experiência profissional do professor bacharel, e que possibilitam o desenvolvimento e a ressignificação da docência nas licenciaturas. É uma pesquisa qualitativa, a partir de narrativas (auto) biográficas, com a utilização de técnicas de produção de dados, como Cartas Pedagógicas e Entrevista Narrativa com 10 docentes que atuam nos cursos de licenciatura do IFPI. A matriz teórico-metodológica que fundamenta as discussões está distribuída considerando as seguintes categorias teóricas: Narrativas (auto)biográficas – Abrahão e Passeggi (2012); Nóvoa e Finger (2010); Poirrier, Clapier-Valladon e Raybaut (1999); Ricoeur (2011); Souza (2006, 2019); Fenomenologia Hermenêutica – Bicudo (1989); Gadamer (2002); Grondin (1999); Heidegger (2005); Ricoeur (2011); Schütz (1974, 2019); Saberes e Formação docente – Freire (2002); Garcia (1991); Gauthier (2013); Josso (2004, 2006, 2012); Nóvoa (1992, 1999); Pimenta (2012); Tardif (2002); Docência na Educação Superior – Almeida (2012); Pimenta e Almeida (2011); Anastasiou e Pimenta (2002); Masseto (2002, 2003); Zabalza (2004); Professor Formador – Altet, Paquay, Perrenoud et al (2003), André e Almeida (2017); Mizukami (2006); Vaillant (2003), entre outros pesquisadores que empreendem estudos relacionados a temas que se aproximam da discussão desta produção científica. O estudo confirma a tese de que os professores formadores bacharéisaprenderam sobre a docência no contexto da realização de suas práticas de docência e aplicam os métodos e as estratégias de ensino que aprenderam na observação e na imitação de seus professores durante todo seu processo de formação acadêmica. Entre outros aportes conclusivos, aponta que diante da complexidade da docência e da incipiência das oportunidades formativas na IES os professores bacharéis investem em formação continuada a nível de Pós-graduação; a necessidade de formação pedagógica dos formadores e de movimentos formativos dentro da IES que fomentem o acolhimento e o aperfeiçoamento do professor formador, para que o profissional se veja e se reconheça no papel de formador que deve conduzir seu aluno a também se vê, sentir e intervir como futuro profissional do magistério na Educação Básica.