O ano de 2020 trouxe grandes desafios para o processo educativo com inúmeras transformações em todas as esferas da sociedade em função da pandemia provocada pelo novo coronavírus SARS-Cov-19, de modo que as atividades no espaço escolar foram suspensas em todo o mundo com o intuito de conter sua transmissão do vírus. Neste cenário, os sistemas de ensino reorganizaram-se para ofertar as atividades acadêmicas de forma on-line com o intuito de preservar o direito a educação, ainda que o contato restrito com os pares tivesse impacto negativo no desenvolvimento pessoal, principalmente do Público-Alvo da Educação Especial, pois as aulas a distância impossibilitaram uma real interação e o direcionamento do processo educacional e pessoal dos educandos. Nesse sentido, a pesquisa teve por objetivo investigar as ações pedagógicas no ensino remoto para garantir a participação e aprendizagem do Público-alvo da Educação Especial em escola da rede municipal de ensino. O estudo é de natureza qualitativa e se caracterizou como um estudo de caso. O instrumento para coleta dos dados foi o roteiro de entrevista semiestrutura aplicada a profissionais da educação, como a equipe gestora, professoras, profissional de apoio à inclusão; e famílias de estudantes desse segmento. Os resultados identificaram organização distinta para prover o ensino remoto emergencial para esse público nas instituições pesquisadas, apresentando desafios pessoais e coletivos para os professores, os alunos e as famílias na pandemia. A indisponibilidade de recursos materiais adaptados adequadamente de acordo com as séries frequentadas pelos alunos, a ausência de orientações a professores e familiares e a insuficiência de pessoal qualificado afetaram massivamente o planejamento de estratégias para atender às especificidades desse alunado em um contexto desconhecido que, naturalmente, alterava as condições emocionais, financeiras e pessoais com repercussões profundas na escolarização. Nesse sentido, o estudo possibilitou ampliar a visão sobre as ações pedagógicas providas para a acessibilidade desse segmento ao currículo acadêmico em contexto de ensino remoto emergencial e refletir sobre as estratégias adotadas. Considera-se que estudos futuros devem ser empreendidos com vistas a identificar as implicações resultantes desse período na participação e aprendizagem de estudantes da educação especial.