Esta pesquisa investigou as práticas educativas das Escolas Bíblicas Dominicais das Igrejas Presbiterianas de Teresina, desenvolvidas no recorte temporal de 1936 até a atualidade (2019), estando inserida nos campos da História da Educação, da História da Religião e da História do Livro. Para efeitos da presente dissertação, a investigação teve como objetivo geral, historiar estas práticas educativas. Como objetivos específicos, buscou-se identificar as principais práticas educativas desenvolvidas nas Escolas Dominicais das Igrejas Presbiterianas de Teresina; mapear os principais materiais didáticos usados na mediação das práticas educativas nessas Escolas Dominicais; analisar se as práticas educativas dessas Escolas são capazes de produzir uma transformação na realidade educativa, no contexto social urbano teresinense; analisar a importância da educação fornecida nessas Escolas para a formação das pessoas que nelas estudam. Como justificativa, destaca-se a necessidade de fomentar a educação no Piauí, através do estudo pioneiro da história e da memória das práticas educativas desenvolvidas no seio dessas Escolas Dominicais. Conhecer tais práticas ajudará a delinear as contribuições da educação fornecida nessas Escolas para a formação do ser humano. Adotou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa histórica de caráter bibliográfico, documental e como método a história oral, elegendo-se como referencial teórico, os autores oriundos da Nova História Cultural, dentre eles, Jacques Le Goff (2013) e Verena Alberti (2013). Outrossim, no tocante ao método indiciário, abraçou-se os pressupostos teórico-metodológicos de Carlo Ginzburg (2007).