O presente estudo tem como foco a cultura escolar no ensino primário do Grupo Escolar Coelho Rodrigues de 1954 a 1971. O corpus documental é constituído por Leis e Decretos (em especial a Lei Orgânica do Ensino Primário 8.529 de 02/01/1946), livros atas, livros de inspeção, relatórios do Departamento Estadual de Educação, documentos do escriturário da Escola do período de estudo em destaque: Processos de alunos, livros atas e livros de matrícula. Foram utilizadas fontes imagéticas (fotografias) que nos ajudaram na compreensão da cultura escolar do Grupo Coelho Rodrigues. O objetivo geral é analisar a cultura escolar do Grupo Coelho Rodrigues no período de 1954 a 1971. O estudo tem como referencial teórico de análise na Nova História Cultural. A pesquisa aqui exposta é de natureza qualitativa. Adotamos como aporte teórico: Burke (1992), Lopes & Galvão (2001), Brito (1996), Ferro (1996), Le Goff (1990), Nosella e Buffa (2009) Sousa (2005), Sousa (2008) dentre outros. Para efetivação da pesquisa foram realizadas visitas ao Arquivo Público do Estado do Piauí ‘Casa Anísio Brito’ para levantamento e organização das fontes bem como no próprio Grupo Escolar, atualmente com o nome de Unidade Escolar Coelho Rodrigues, no Museu Ozildo Albano, localizado na cidade Picos local onde antes funcionava o Grupo Escolar que pesquisamos, na 9ª Gerência Regional de Educação de Picos e em arquivos pessoais das pessoas que foram entrevistadas. O recorte escolhido trata-se inicialmente do ano de 1954, que tem como destaque a visita do inspetor David Ângelo Leal que descreve em seu relatório de visita as condições precárias em que se encontrava o Grupo Escolar, finalizando no ano de 1971 com a nova sistematização do ensino decorrente da Lei 5692/1971, esta lei mesclou o ensino primário ao primeiro ciclo do ensino secundário. Compreendemos com essa pesquisa a organização e a cultura material do Grupo Escolar Coelho Rodrigues, descrevendo aspectos do cotidiano escolar do ensino primário, a partir da memória de ex-professores, ex-alunos e ex-diretores. Acredita-se que esta análise proporciona reflexões sobre a cultura escolar de uma instituição educativa que tanto contribuiu para o desenvolvimento do ensino primário em uma cidade do interior do estado do Piauí.