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Banca de DEFESA: HELLEN KARLA DA SILVA PAES RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELLEN KARLA DA SILVA PAES RODRIGUES
DATA: 31/08/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Universidade Federal do Piauí
TÍTULO: "Não é só saber ler": significações acerca das práticas alfabetizadoras
PALAVRAS-CHAVES: Professor alfabetizador. Prática Pedagógica alfabetizadora. Formação humana
PÁGINAS: 160
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
RESUMO:

Essa dissertação de mestrado versa sobre a prática educativa de professores alfabetizadores na rede municipal de Teresina-Pi. Diante do desafio de buscar as múltiplas mediações que constituem a prática educativa alfabetizadora nossa pesquisa apresenta como objetivo geral analisar a prática educativa da professora alfabetizadora que atua na rede municipal de Teresina (PI) e as possibilidades de promover a formação humana das crianças. A fundamentação teórico-metodológica está ancorada no Materialismo Histórico-Dialético e em alguns dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo nas contribuições de Vigotski (2004; 2007; 2009). Os dados empíricos foram produzidos por meio de pesquisa científica e envolveu a pesquisadora e mais duas professoras da rede municipal de Teresina-Pi. Como instrumentos para produção de dados foram utilizadas uma entrevista individual e uma entrevista reflexiva coletiva, conforme discutido por Araújo e Carvalho (2020), e a reflexão crítica por Ibiapina (2008). Os dados foram analisados e interpretados por meio do procedimento dos Núcleos de Significação elaborado por Aguiar e Ozella (2006,2013, 2015). A discussão das zonas de sentido articuladas nos núcleos de significação revela que a prática educativa das professoras alfabetizadoras é constituída pelos processos formativos vivenciados pelas professoras na rede municipal de Teresina e pelas experiências em sala de aula, as professoras ainda reconhecem que no processo de alfabetização o que dá resultados são os métodos tradicionais, alternando entre o método sintético e analítico. Além disso, a reflexão crítica produzida através da entrevista reflexiva coletiva criou condições para as professoras refletirem sobre sua prática educativa. A pesquisa ainda evidenciou o letramento como um processo que deve ser desenvolvido simultaneamente com a alfabetização, além de ser uma possibilidade de desenvolver formação humana das crianças


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Interno - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Interno - 3438829 - NEUTON ALVES DE ARAUJO
Externo à Instituição - JÚLIO RIBEIRO SOARES - UERN
Externo à Instituição - SÍLVIA MARIA COSTA BARBOSA - UERN
Notícia cadastrada em: 08/08/2022 17:17
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