Essa dissertação de mestrado versa sobre a prática educativa de professores alfabetizadores na rede municipal de Teresina-Pi. Diante do desafio de buscar as múltiplas mediações que constituem a prática educativa alfabetizadora nossa pesquisa apresenta como objetivo geral analisar a prática educativa da professora alfabetizadora que atua na rede municipal de Teresina (PI) e as possibilidades de promover a formação humana das crianças. A fundamentação teórico-metodológica está ancorada no Materialismo Histórico-Dialético e em alguns dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo nas contribuições de Vigotski (2004; 2007; 2009). Os dados empíricos foram produzidos por meio de pesquisa científica e envolveu a pesquisadora e mais duas professoras da rede municipal de Teresina-Pi. Como instrumentos para produção de dados foram utilizadas uma entrevista individual e uma entrevista reflexiva coletiva, conforme discutido por Araújo e Carvalho (2020), e a reflexão crítica por Ibiapina (2008). Os dados foram analisados e interpretados por meio do procedimento dos Núcleos de Significação elaborado por Aguiar e Ozella (2006,2013, 2015). A discussão das zonas de sentido articuladas nos núcleos de significação revela que a prática educativa das professoras alfabetizadoras é constituída pelos processos formativos vivenciados pelas professoras na rede municipal de Teresina e pelas experiências em sala de aula, as professoras ainda reconhecem que no processo de alfabetização o que dá resultados são os métodos tradicionais, alternando entre o método sintético e analítico. Além disso, a reflexão crítica produzida através da entrevista reflexiva coletiva criou condições para as professoras refletirem sobre sua prática educativa. A pesquisa ainda evidenciou o letramento como um processo que deve ser desenvolvido simultaneamente com a alfabetização, além de ser uma possibilidade de desenvolver formação humana das crianças