O desenvolvimento profissional de professores iniciantes tem requerido atenção especial por parte de pesquisadores e estudiosos, na intencionalidade da identificação e da compreensão das bases epistemológicas e políticas da formação a qual deve ser fundamentado os saberes docentes que este professor que está em processo de constituição da identidade profissional, que pode vir a ser moldado e ou modificado através da experiência com o exercício da prática docente no passar dos anos. Nesse contexto, o presente trabalho parte da seguinte questão problema: como acontece o desenvolvimento profissional de professores iniciantes nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Teresina? E tem por objetivo geral: Investigar o processo de desenvolvimento profissional de professores iniciantes na docência nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Teresina. Para tanto, foram elencados os seguintes objetivos específicos: a. Identificar o perfil do professores iniciantes que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Teresina; b. Caracterizar os processos formativos contínuo de professores iniciantes; c. Compreender como os saberes adquiridos nos processos formativos contribuem para o desenvolvimento profissional de professores em início de carreira; d. Analisar como ocorre o desenvolvimento profissional de professores em início de carreira. A pesquisa foi desenvolvida numa perspectiva qualitativa (MINAYO, 1994), e para o desenvolvimento metodológico utilizamos o método autobiográfico (NÓVOA; FINGER, 2010), através dos dispositivos de produção das narrativas em Rodas de Conversa (WARSCHAUER, 2017; PASSEGGI, 2014) e Entrevista Narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2015), realizadas com dez professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Teresina Piauí. Para análise das narrativas seguimos com o uso dos conhecimentos de Bertaux (2010) e Ricouer (2019) dentre outros. A cerca do processo de desenvolvimento profissional docente recorremos a estudiosos como Day (2001), Garcia (1999), Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004) e outros que mais se aproximam do objeto a investigar. Ao tratar mais especificamente de professores iniciantes, seguimos Nono (2011), Penna (2014), Tardif (2014) e André (2012). No que diz respeito aos saberes docentes, utilizamos Tardif e Lessard (2014), Pimenta (2012), Perrenoud (2002) dentre outros. Entretanto, a compreensão acerca do desenvolvimento profissional de professores iniciantes perpassa pelo constructo da constituição do seu percurso profissional que pode estar diretamente relacionado com o contexto ao qual está inserido onde enfrentará a difícil tarefa de ensinar, diante dos saberes docentes adquiridos em seus processos formativos. As narrativas que formaram os dados, foram organizadas em categorias e subcategorias, e analisadas conforme as proposições de Ricoeur (2019) e Bardin (2016). Os resultados evidenciaram que os professores iniciantes no início de carreira, consolidam diversos saberes, mediados pelo processo de desenvolvimento profissional, contribuindo para uma atuação que assegura-lhe na tomada de decisões no cotidiano do trabalho, repercutindo numa prática pedagógica mais inovadora, e refletindo qualitativamente no processo ensino-aprendizagem dos educandos e a reconstrução de sua prática no âmbito escolar.
Palavras-chave: desenvolvimento profissional; professores iniciantes; saberes docentes; prática docente.