O movimento pela inclusão de pessoas Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) vem se desenvolvendo gradativamente ao longo das últimas décadas e, na atualidade, a política pública defendida pelo governo federal que se apresenta com mais evidência é o Atendimento Educacional Especializado (AEE) desenvolvido em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). Nesse sentido, ainda que o AEE auxilie no processo de inclusão, há evidências que apontam dificuldades na sua execução e, consequentemente, que garantam efetivamente o acesso, a participação e a aprendizagem desses educandos no contexto da escola regular. Este projeto de pesquisa de Mestrado está vinculado à Linha de Pesquisa Educação, Diversidade/Diferença e Inclusão do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Além disso, consiste em estudo desenvolvido no âmbito de pesquisa em rede desenvolvida por distintas universidades brasileiras, entre as quais, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI). A pesquisa tem por objetivo analisar, na perspectiva do professor especialista, a política de inclusão escolar na rede municipal de ensino da cidade de Teresina-PI. O trabalho será realizado conforme parâmetros da pesquisa quali-quantitativa, do tipo descritiva. Como instrumentos de coletas de dados, serão utilizados o Questionário de Avaliação da Política de Inclusão Escolar: Professor Especializado - QUAPOIE-PE (6ª versão), elaborado por Tannús-Valadão, Santos, Lacerda e Mendes (2021) e roteiro de entrevista semiestruturada com os participantes. Os dados serão analisados a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin (2016) e Franco (2018). O estudo será realizado com professores especialistas que atendem alunos público-alvo da educação especial no Atendimento Educacional Especializado do ensino fundamental nas escolas da rede municipal de Teresina-PI.