Os povos do campo tiveram historicamente seu direito à educação negado pelas elites econômicas que conduziram o projeto de desenvolvimento no campo, marcado por uma política de exclusão e de aprofundamento das desigualdades econômicas e sociais. Neste contexto, os movimentos sociais assumiram a luta pela construção de outro projeto de campo pautado na justiças social e na sustentabilidade, tendo a educação como uma pauta estratégica de luta. Nesta perspectiva, a Pedagogia da Alternância emerge como uma alternativa política de formação crítica dos jovens camponeses, tendo as famílias como protagonistas deste projeto educativo. Diante deste contexto, esta pesquisa surgiu com o propósito de refletir sobre a seguinte indagação: Quais as contribuições das famílias nos projetos socioeducativos da Escola Família Agrícola de Miguel Alves-PI? Assim, define-se como objetivo geral: Investigar as contribuições das famílias nos projetos socioeducativos da Escola Família Agrícola de Miguel Alves-PI. As reflexões construídas neste processo fundamentam-se em, Leite (1999), Caldart (2009), Gimonet (2016). Freire (2017), entre outros/as. O processo de investigação foi desenvolvido com base dos referenciais teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa, a partir da abordagem Crítico-Dialética. A produção de dados será desenvolvida por meio da análise documental, da entrevista semiestruturada e das rodas de diálogos dados serão organizados e analisados a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdos de Bardin (2016). A pesquisa será desenvolvida na Escola Família Agrícola de Miguel Alves, situada no município brasileiro de Miguel Alves – PI, uma instituição filantrópica criada com o apoio da Fundação Padre Antônio Dante Civiero – FUNACI, e contaram com 10 (dez) interlocutores, entre gestores, educadores, educandos e membros das famílias. A partir dos diálogos estabelecidos com os participantes da pesquisa, concluímos que os projetos educativos e produtivos construídos pela EFA, tem contribuido singnificamente na melhoria da qualidade de vida das famílias. Alem disto, as experiências de formação das famílias, implementadas pela escola, tem contribuído para o maior envolvimento dos pais e das mães na busca de alternativas que favoreçam à superação dos desafios enfrentados na construção dos projetos educativos insttiuidos pela EFA comprometido com o desenvolvimento das comunidades.