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Banca de DEFESA: ODILANIR DE OLIVEIRA LEÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ODILANIR DE OLIVEIRA LEÃO
DATA: 31/08/2022
HORA: 08:30
LOCAL: SALA VIRTUAL
TÍTULO: AQUILOMBADOS DE PERIPERI - Exclusão digital e educação: o que ensinam numa comunidade quilombola do Piauí?
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Quilombo. Comunicação comunitária. Inclusão digital. Educação.
PÁGINAS: 92
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente
RESUMO:

Mesmo após a abolição, a população afrodescendente em quilombos ainda luta em resistência a diferentes formas de dominação, entre elas, a exclusão social. A partir da década de 1970 os movimentos afrodescendentes fortaleceram as suas organizações na defesa dos valores dessas comunidades, das suas reivindicações por direitos e mais igualdade social. No ano de 2019, através da Organização Não Governamental (ONG) Artigo 19, com sede em São Paulo-SP, uma Rede de Comunicação Intranet – RCNet, sem o uso da internet, foi instalada na comunidade Quilombola Periperi, município de Amarante-PI, com objetivo de diminuir a exclusão social, promover a inclusão digital e mais especificamente a demanda por comunicação comunitária (local). Apoio de autoras/es como Henrique Antunes Cunha Junior (2012), Ilka Boaventura Leite (1999; 2000), José Luiz Braga (2011), Maria Beatriz do Nascimento (1977; 1985), Paulo Freire (1979; 1981; 1987; 1996), Washington Gurgel (2011) foi fundamental para dialogar sobre os eixos conceituais de Quilombos, Comunicação Comunitária, Inclusão Digital e Educação nas formas diversas. Suporte também, veio de pesquisadoras/es como Francis Musa Boakari (2013; 2018); Francilene Brito da Silva (2017); Raimunda Nonata da Silva Machado (2018); Ariosto Moura da Silva (2018); Ilanna Brenda Mendes Batista (2019); Ana Beatriz Sousa Gomes (2007) e Antonia Regina dos Santos Abreu Alves (2019) que discutem as temáticas afrodescendentes do Núcleo de Estudos e Pesquisas RODA GRIÔ-GEAfro: Gênero, Educação e Afrodescendência da qual a pesquisadora faz parte. Com abordagem metodológica de caráter qualitativo, entrevistas semiestruturadas e a rede social WhatsApp, foi possível viabilizar e favorecer o trabalho à luz das contribuições de Bortoni-Ricardo (2008).  Dos 5 (cinco) partícipes iniciais, apenas 3 (três) moradores de Periperi foram entrevistados, definidos e limitados em ter/ou não acesso a equipamentos digitais e internet.  Os questionamentos a respeito dos impactos percebidos depois da instalação da RCNet na comunidade quilombola, de acordo com os partícipes, surpreenderam no resultado da pesquisa no quesito Inclusão Digital. Nesse sentido, este trabalho serve de fonte de reflexões e de aprendizado a respeito das diversas formas de Educação e Resistência nas comunidades de maioria afrodescendentes ou não, sejam elas Comunidades Quilombolas ou outras de pessoas excluídas.

 



MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Interno - 1703312 - ELMO DE SOUZA LIMA
Interno - 423552 - FRANCIS MUSA BOAKARI
Externo à Instituição - IRANEIDE SOARES DA SILVA - UESPI
Externo à Instituição - TÚLIO HENRIQUE PEREIRA - URCA
Notícia cadastrada em: 29/08/2022 16:44
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