Esta pesquisa trata do Plano de Ações Articuladas (PAR), conjunto de ações de assistência técnica e financeira da União aos estados e municípios, em caráter suplementar e voluntário. O objetivo geral é compreender o planejamento e a execução da assistência técnica e financeira, viabilizada pelo PAR, no município de Teresina. São objetivos específicos: caracterizar os processos de elaboração dos três primeiros ciclos do PAR, executados no período de 2007 a 2020; analisar a relação entre as políticas prioritárias financiadas pelo FNDE e as prioridades definidas no processo de elaboração do PAR em Teresina; compreender como o MEC/FNDE atendeu o município nas ações planejadas e executadas com os recursos da assistência financeira da União e; identificar a representatividade dos valores recebidos da assistência técnica e financeira do MEC/FNDE em relação aos recursos de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino no município de Teresina. A pesquisa, de cunho quanto qualitativa, teve base em estudo bibliográfico e documental, seguido de entrevistas com gestores do sistema de ensino responsáveis pelo PAR. As principais referências teóricas do trabalho foram autores do campo das políticas educacionais e do financiamento da educação. Os resultados preliminares do estudo indicaram que a assistência técnica e financeira da União em Teresina/PI, através do PAR, tem como principal ação atendida as obras de creches, sendo que o segundo ciclo do Plano foi o que apresentou o maior investimento.