As práticas pedagógicas alfabetizadoras na Educação Infantil têm sido foco de muitas reflexões e contribuíram para a promoção da ressignificação dos saberes docentes nos últimos anos. Dando continuidade às reflexões com base neste objeto de estudo, na presente investigação, parte-se da seguinte questão-problema: quais as contribuições da prática pedagógica alfabetizadora para aprendizagens significativas na educação infantil? Com o objetivo geral de investigar as contribuições das práticas pedagógicas alfabetizadoras para aprendizagens significativas na Educação Infantil, especificamente busca-se: identificar as práticas pedagógicas alfabetizadoras na Educação Infantil; descrever as situações de aprendizagens oportunizadas pelas práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização na educação infantil; e analisar as contribuições das práticas pedagógicas alfabetizadoras para aprendizagens significativas na Educação Infantil. A fundamentação teórica deu-se a partir da visão de estudiosos, tais como: Kramer (2021), Andrade (2010), Brandão; Rosa (2011), Nascimento (2015), Didonet; Corsino e Nunes (2011), Kuhlmann Jr. (2010), Araújo; Lemos e Martins (2020), quanto as concepções e o retrospecto histórico da Educação Infantil no Brasil; Franco (2016), Freire (1996), Tardif (2012), Gauthier (2013), Pimenta (1999), dentre outros, sobre saberes docente e práticas pedagógicas; e, Ferreiro (2017) e (2011), Garcia (1997), Soares (2016) e (2004), Brandão e Rosa (2011), Ferreiro e Teberosky (1999) e Abramovay e Kramer (1985), para tratar de alfabetização na educação infantil em seus desafios, limites e possibilidades. A base teórico-metodológica se apoia em Clandinin e Connelly (2015), Bertaux (2010), Nóvoa (1995), Warschauer (2001; 2004, 2017), Jovchelovitch e Bauer (2000), Ricouer (2020), Delory-Momberger (2014), Souza (2014, 2006a), Passeggi (2008), Moraes e Galiazzi (2020), entre outros autores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa narrativa, com a utilização do método autobiográfico com a utilização dos seguintes dispositivos para a produção de dados empíricos: Rodas de conversa e Entrevista Narrativa. Os dados foram organizados por um processo de Análise Textual Dissertativa (ATD) que se estrutura em 03 momentos que compõem: unitarização, categorização e comunicação, produção de metatextos com base na ATD de Moraes e Galiazzi (2020) os dados foram analisados e interpretados de acordo com a referida técnica. O campo de investigação foi composto 04 Instituições de Educação Infantil do município de Teresina-Piauí e como colaboras da pesquisa tivemos 07 professoras que atuam em turmas de 2° Período destas instituições. Desse modo estabelecemos como critério de participação que todas as participantes tivessem pelo menos 3 (três) anos de experiência docente na Educação infantil.