Esse projeto de pesquisa tem o objetivo de analisar as práticas docentes na escola de zona rural do município de Teresina-PI por meio das significações produzidas pelos professores. Para tanto, estão sendo realizados estudos teóricos e planejado uma pesquisa empírica. O estudo teórico está fundamentado no Materialismo Histórico-Dialético, na Psicologia Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica, sobretudo nos estudos de Marx (2011, 2013 e 2017), Vigotski (1930, 2000, 2001), Leontiev (1978, 2004), Saviani (2015, 2021), dentre outros. A pesquisa empírica também está sendo orientada por esta fundamentação teórica e será realizada com professores da Rede Municipal de Educação que atuam em escolas da zona rural. A entrevista semiestruturada será o instrumento de produção dos dados, os quais serão analisados por meio da proposta dos Núcleos de Significação, conforme Aguiar e Ozella (2013). Os estudos já realizados possibilitaram compreender e defender que a educação é prática social que medeia o processo de formação humana, sendo esta constituída pelo processo de apropriação do conjunto das objetivações que são produzidas historicamente. Conforme esse entendimento, as práticas docentes devem, portanto, ser planejadas e desenvolvidas para criar condições de apropriação do gênero humano, colaborando, assim, com a formação humana dos alunos.