Considerando a importância de compreender o papel dos municípios na construção e
organização da rede escolar e no oferecimento da escolarização a população essa
pesquisa tem como objetivo geral analisar como se deu a constituição da rede escolar
municipal de Timon, do período de 1943, ano em que a cidade deixou de se chamar
Flores e passou a se chamar Timon, a 1967, ano do primeiro mandato do prefeito
Napoleão Guimarães, época que houve um aumento no número de escolas municipais.
Buscando uma melhor organização da pesquisa elencamos como objetivos específicos:
caracterizar os aspectos políticos, econômicos, sociais, educacionais que enlaçavam o
Brasil, o Maranhão e Timon no período estudado; compreender como se deu a
montagem da rede escolar municipal de Timon e o papel do município no oferecimento
de serviços educacionais à população timonense; situar os sujeitos e as práticas
envolvidas na organização da rede escolar municipal de Timon. Esta pesquisa se situa
na área da História, no campo da História da Educação, tendo como sustentáculo teórico
a História Cultural , nos apoiando em conceitos como o de documento monumento de
Le Goff ( 1996) e de memória de Halbwachs (1990). A História Local nos ajudou a
entender mais sobre o município, os aspectos sociais, culturais, econômicos, através dos
estudos de Viana (2016) que nos mostrou como a mesma é capaz de possibilitar
numerosas conexões entre o tempo e o espaço. Para melhor compreender como as
relações políticas influenciaram no processo de organização da rede escolar utilizamos a
História Política, com base em Barros (2012) que discute conceitos como o “Discurso”
e o Imaginário e como eles se conectam com outros campos de estudo da História
Cultural. Buscando consolidar este estudo fizemos uso dos estudos de Barros (2005),
Gatti Júnior (2007), Araújo (2005), Silva (2014), Nascimento (2013), Silva (2018), Lula
(1991), Sousa (2005), Alberti (2008), entre outros. Foram consultados documentos
como, decretos, leis, projetos de lei, censos, anuários, atas, jornais disponibilizados no
site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Hemeroteca Digital da
Biblioteca Nacional, do Planalto e do Senado, no Acervo Digital da Biblioteca Benedito
Leite, além do Arquivo da Câmara de Vereadores de Timon e do Arquivo Público de
Teresina. A História Oral permitiu acesso a diferentes visões sobre o objeto de estudo,
através da realização de entrevistas. Esta investigação está em fase de desenvolvimento
e tem possibilitado perceber a atuação do município na oferta de educação escolar a
população e as relações que esse estabelece com outros entes federativos na
concretização dessa oferta.