No contexto atual, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, também conhecidas por TDICs, têm alterado formas de se trabalhar, se comunicar, se relacionar e de aprender. Na educação, as TDICs têm sido incorporadas às práticas docentes como meio para promover aprendizagens mais significativas, com o objetivo de apoiar os professores na implementação de metodologias de ensino ativas, ressignificando o processo de ensino-aprendizagem em várias possibilidades de aprimoramento. O presente projeto de pesquisa tem como objetivo refletir como os professores de Linguagens poderão ressignificar as suas práticas pedagógicas por meio do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em suas ações docentes junto ao Canal Educação. Como fundamentação teórica, a pesquisa buscará nas contribuições de estudiosos como Pesseggi (2016), Moran (2012), Moran e Masetto (2013), Sancho (2006), Conte (2019), que discutem o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação dentro do âmbito educacional; Tardiff e Gaultier (2002), Franco (2006) e Imbernón (2006) sobre práticas pedagógicas. Optou-se por uma pesquisa de natureza aplicada e qualitativa, tendo como objetivo descritivo levantar hipóteses sobre as possíveis ressignificações das práticas pedagógicas dos professores investigados com o uso das TDICs e contribuição deste uso para a melhoria da ação pedagógica e do processo de ensino aprendizagem. Pretende-se ter com sujeitos investigados os 12 professores da área de Linguagens do Centro de Mídias de Educação com Mediação Tecnológica do Piauí (Canal Educação), cujas práticas transformar-se-ão em análise para verificação das hipóteses formuladas de ressignificação da ação pedagógica pelo uso das TDICs. Como instrumentos de pesquisa pretende-se utilizar as narrativas de vida, obtidas por entrevistas semi-estruturadas a serem realizadas de forma presencial (por Googlemeat) para verificação de como o uso das TDICs ressignifica a prática pedagógica dos sujeitos investigados. Buscar-se-á com esta pesquisa a construção de uma reflexão sobre a presença das tecnologias digitais de informação e comunicação como instrumento de transformação da ação docente.