As transformações sociais e a complexidade da prática educativa exigem que a formação de professores seja revisitada, em termos conceituais e metodológicos, delineando diferentes identidades para os profissionais de ensino. A revisitação conceitual do processo formativo dos professores indica que o século XXI requer profissionais dispostos a aprendizagem permanentes, abertos a examinar suas práticas, articulando o pensamento crítico-reflexivo à criatividade e com ânimo para pesquisar a própria prática. Essa concepção compreende que os processos formativos necessitam reconhecer os professores como sujeitos históricos e que, portanto, precisam assumir compromisso com a formação profissional consubstanciada na autoria docente. A formação de professores, nesta perspectiva, tem sido posicionada, ao longo do tempo, para redimensionamento das práticas docentes, tendo como suporte a análise, a reflexão crítica e a pesquisa. Partindo dessa compreensão, o estudo parte da seguinte questão problema: quais as posssibilidades de formar o professor pesquisador na formação inicial, por meio do estágio curricular supervisionado? A partir da questão de pesquisa, tem como objetivo geral, analisar as posssibilidades de formar o professor pesquisador na formação inicial, por meio do estágio curricular supervisionado. De modo específico, a investigação pretende: descrever as experiências formativas desenvolvidas no estágio curricular supervisionado na formação de professores, verificar a concepção de estudantes do estágio curricular supervisionado, a respeito de vivenciar a pesquisa na formação inicial e compreender os limites e as possibilidades de organização e de desenvolvimento do estágio curricular supervisionado como contexto de formação do professor pesquisador. O estudo postula a formação inicial como fonte de conhecimentos profissionais docentes, que necessita primar pelo desenvolvimento da reflexão crítica e da pesquisa como princípios que fortalecem os processos formativos e as práticas docentes. No âmbito da formação inicial, o estágio curricular supervisionado é compreendido como experiência formadora, com potencialidades para empreender a formação do professor pesquisador, tendo em vista uma formação que fortaleça a autonomia e a autoria docente. No que diz respeito aos aspectos metodológicos, o estudo se orienta por princípios do método autobiográfico, consubstanciado na pesquisa narrativa, conforme as proposições de Schütze (2011), Abrahão (2004), Josso (2004), Passegi (2012), Bragança (2011). A análise das narrativas terá como fundamento a análise compreensiva-interpretativa, balizada pela organização, seleção e sistematização de aspectos que se associam com as questões de pesquisa. A produção das narrativas será feita por meio da utilização dos seguintes dispositivos: entrevistas narrativas e cartas pedagógicas.