O estudo apresenta o resultado de uma pesquisa sobre ressocialização e prática docente em espaço de privação de liberdade, vinculado à Linha de Pesquisa Formação Docente e Prática da Docência, do Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de Profissionais da Educação (NIPPC), da Universidade Federal do Piauí. Para ser desenvolvida, contou com a participação de professores que trabalham no estabelecimento penal. Tem por objetivo geral: Compreender a prática docente desenvolvida no contexto das prisões e as implicações no processo de ressocialização de pessoas em situação de privação de liberdade; e, como objetivos específicos: a) Caracterizar a prática docente desenvolvida no contexto das prisões; b) Analisar as implicações da prática docente no processo de ressocialização de pessoas em privação de liberdade; c) Descrever os efeitos da prática docente na ressocialização de pessoas no sistema prisional. A relevância do estudo repousa nos desafios presentes no cenário desta investigação, pois, possibilitam refletir e ampliar as noções sobre as necessidades que surgem como demandas do exercício profissional em ambiente prisional. O lócus selecionado para realização do estudo é um espaço de privação de liberdade, localizado em Teresina, a Capital do Estado do Piauí. Teoricamente, compõe nossa base teórica: Julião (2009, 2013, 2015) Godinho; Julião (2019); Torres; Ireland, Almeida (2020), Ireland (2021), Moura (2003, 2006, 2018, 2021), Silva (2004), Vieira (2008), Danis; Solar (1998), dentre outros. Metodologicamente contempla uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva na busca de respostas para a Questão/Problema: Como a prática docente desenvolvida no contexto das prisões contribui para ressocialização de pessoas jovens e adultas em situação de privação de liberdade? Teve como instrumento a técnica de entrevista semiestruturada em grupo focal para coleta de dados. As informações produzidas foram organizadas em eixos temáticos e interpretados a luz na Análise do Discurso (AD), com base na perspectiva do francês Michel Pêcheux. Os resultados apontam que a ressocialização das pessoas em situação de privação de liberdade é possível.