As práticas pedagógicas alfabetizadoras na Educação Infantil têm sido foco de muitas reflexões e estudos nos últimos anos, pois este processo reflexivo pode contribuir para a promoção de novos saberes docentes que podem contribuir para a ressignificação da ação educativa e pedagógica na Educação Infantil. Buscando aprofundar estas reflexões, justificamos a pertinência desta investigação com o tema Práticas pedagógicas alfabetizadoras: contribuições para aprendizagens significativas na Educação Infantil. Com base neste objeto de estudo, partimos da seguinte questão-problema: quais as contribuições da prática pedagógica alfabetizadora para aprendizagens significativas na educação infantil? Com o objetivo geral: Investigar como se desenvolvem as práticas pedagógicas alfabetizadoras no processo de alfabetização para a construção de aprendizagens significativas na Educação Infantil, especificamente buscamos: identificar as práticas pedagógicas alfabetizadoras na Educação Infantil; descrever as situações de aprendizagens oportunizadas pelas práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização na educação infantil; e, analisar as contribuições das práticas pedagógicas alfabetizadoras para aprendizagens significativas na Educação Infantil. A fundamentação teórica deu-se a partir da visão de estudiosos, tais como: Kramer (2021), Andrade (2010), Brandão; Rosa (2011), Nascimento (2015), Didonet; Corsino e Nunes (2011), Kuhlmann Jr. (2010), Araújo; Lemos e Martins (2020), quanto as concepções e o retrospecto histórico da Educação Infantil no Brasil; Franco (2016), Freire (1996), Tardif (2012), Gauthier (2013), Pimenta (1999), dentre outros, sobre saberes docente e práticas pedagógicas; e, Ferreiro (2017) e (2011), Garcia (1997), Soares (2016) e (2004), Brandão e Rosa (2011), Ferreiro e Teberosky (1999) e Abramovay e Kramer (1985), para tratar de alfabetização na educação infantil em seus desafios, limites e possibilidades. A base teórico-metodológica se apoia em Clandinin e Connelly (2015), Bertaux (2010), Nóvoa (1995), Warschauer (2001; 2004, 2017), Jovchelovitch e Bauer (2000), Ricouer (2020), Delory-Momberger (2014), Souza (2014, 2006a), Passeggi (2008), entre outros autores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa narrativa, com a utilização do método autobiográfico com aplicação dos seguintes dispositivos para a produção de dados empíricos: Rodas de conversa e Entrevista Narrativa. Os dados serão organizados em categorias e subcategorias, com base na Análise Textual Discursiva (ATD) de Morais e Galiazzi (2020), os textos serão analisados e interpretados também em conformidade com Ricouer (2019). O campo de investigação foram quatro Centros Municipais de Educação Infantil do município de Teresina-Piauí e como participantes da pesquisa, elegemos sete docentes que atuam nas turmas de Segundo Período destas instituições. Estabelecemos como critério para participação, que todas as docentes tivessem pelo menos três anos de experiência docente na educação infantil e que fossem efetivas do quadro da rede municipal. Os resultados deste estudo produziram análises que evidenciam que existem possibilidades de desenvolvimento de uma prática pedagógica alfabetizadora, com delineamentos para o processo de alfabetização na Educação Infantil do município, porém, esta se encontra permeada por grandes desafios que precisam ser superados para que contribua para o desenvolvimento da aprendizagem significativa.