RESUMO
A pesquisa aborda os principais aspectos relacionados ao Grupo Escolar Urbano Santos de 1942 até 2004, tais como: cultura material escolar, cotidiano histórico, a relação entre os membros da instituição, tornando o estudo em torno de sua história e memória relevante devido a sua participação na educação da cidade de Timon como primeiro grupo escolar. O recorte temporal é justificado pelo ano de criação da instituição em 1942 até a finalização de suas atividades escolares em 2004. A pesquisa foi organizada partindo da seguinte problematização: como se deu a trajetória histórica do Grupo Escolar Urbano Santos da cidade de Timon-MA de 1942 até 2004? Para responder esse questionamento foram estabelecidos como objetivo geral: analisar a História e a Memória do “Grupo Escolar” Urbano Santos em Timon-MA de 1942 a 2004 e específicos: identificar a importância do “Grupo Escolar” Urbano Santos na cidade de Timon-MA; discutir os elementos que constituíam o cotidiano escolar da referida escola; examinar as memórias de agentes escolares relacionados à escola (diretores, professores, alunos e outros funcionários) e da comunidade as imediações da instituição. A pesquisa se encontra fundamentada seguindo os pressupostos teóricos metodológico da Nova História Cultural na perspectiva de Burke (2008), Le Goff (2001) e Chartier (1990), em estudos sobre a História das Instituições Escolares: Magalhães (1999), Gatti (2002), Chaloba (2019), Nossela e Buffa (2005), da História dos Grupos Escolares com Schueler e Magaldi (2008), Pinheiro (2010), Silva (2011), Filho e Vidal, (2000) e dos elementos da História oral e Memória por meio dos trabalhos de Halbwachs (1990), Alberti (1989 e 2004), Nora (1984) e Le Goff (2001) na orientação dos depoimentos dos personagens que contribuíram na constituição da identidade histórica do grupo escolar pesquisado, além das pesquisas documentais realizadas no arquivo escolar da Unidade Regional de Educação, local onde funcionava o referido grupo escolar. Ao longo dessa pesquisa foi possível compreender a relevância de manter viva a memória em torno da história da educação timonense, manifestada no estudo relacionado ao Grupo Escolar Urbano Santos como instituição pioneira no modelo de grupo escolar, evidenciando que durante as primeiras décadas de sua existência havia obstáculos a serem superados, bem como uma convivência entre alunos de diferentes classes sociais no espaço escolar, um contexto que foi mudando à medida que novas escolas de educação primária foram surgindo.