O trabalho tem por objeto de investigação a expansão do ensino secundário público no Piauí a partir ação do estado e dos municípios entre os anos de 1947 e 1971. Tendo como problema o seguinte: como se deu a expansão do ensino secundário público a partir da ação do estado e dos municípios piauienses? Quanto ao marco temporal, o ano inicial se justifica por dois motivos, quais sejam: primeiro que nesse ano houve a criação de um segundo estabelecimento de ensino secundário público na capital do estado, o Ginásio Estadual Anexo a Escola Normal Oficial, como consequência da reforma do ensino normal, que determinava que as escolas normais de segundo ciclo mantivessem um ginásio secundário anexo a estas. E em segundo lugar, foi também nesse ano que houve a reconstitucionalização do Piauí pós Estado Novo com a discussão e aprovação da carta constitucional estadual, tendo o ensino secundário sido colocado como pauta importante no debate político daquele momento. Como marco temporal final estabelecemos o ano de 1971, considerando a legislação federal da educação, regulamentada pela lei 5.692/71, que implantou a reforma de 1º e 2º graus, tendo esta finalizado a ideia de ginásio e colégio, extinguido o exame de admissão e ampliado a escolaridade obrigatória de quatro para oito anos. A pesquisa tem como objetivo geral analisar a expansão do ensino secundário público piauiense pela ação do estado e dos municípios entre 1947 e 1971, tendo como objetivos específicos: Identificar os modos de atuação do poder público estadual e municipal na oferta do ensino secundário piauiense; compreender a atuação do estado e dos municípios na criação e manutenção de estabelecimentos de ensino secundário público no Piauí; analisar a expansão da rede física e as condições materiais de funcionamento dos estabelecimentos de ensino secundários públicos criados e mantidos pelo estado e pelos municípios e conhecer a organização dos estabelecimentos de ensino secundário públicos criados e mantidos pelo estado e pelos municípios e a composição de seu corpo docente e administrativo. Para realização da pesquisa foram utilizados referenciais teóricos e metodológicos pautados nos ensinamentos da História da educação, da Nova História Política e da Sociologia política, tomando por base as contribuições trazidas por Bourdieu (2014, 2022, 2023), Lopes (2011, 2017, 2019), Remond (2007), Hofling (2001) dentre outros. O caminho metodológico foi guiado a partir da classificação das fontes, de maneira que foram utilizados na construção do trabalho: a) Documentos oficiais dos poderes executivos e legislativo, legislação e escriturário escolar; b) Fontes hemerográficas; c) Autobiografias e biografias; d) Livros de história das cidades; g). Dados estatísticos i) entrevistas. Como resultados parciais da pesquisa, concluímos que o poder público estadual e municipal estiveram presentes no processo de expansão da escolarização secundária, atuando como agente supletivo e/ou mantenedor. De modo que sua ação se tornou mais efetiva a partir da noção de um Estado desenvolvimentista, que através de planos, controle e destinação de recursos possibilitou expansão significativa da rede de estabelecimentos de ensino secundário público oficial no Piauí, antes restrita aos municípios de Teresina, Parnaíba e Floriano.