A dissertação em tela tem como objeto de investigação as significações produzidas por coordenadores pedagógicos acerca da formação continuada que realizam na escola voltadas para docentes. O foco da pesquisa foi o programa criado pela Secretaria de Educação do Estado do Piauí, denominado Programa No Chão da Escola. O objetivo geral da pesquisa foi analisar as significações produzidas pelos coordenadores pedagógicos sobre formação continuada no Programa Chão da Escola e seus impactos em sua atuação profissional. Especificamente, a pesquisa buscou apreender as significações dos coordenadores pedagógicos sobre formação continuada, analisar as significações dos coordenadores pedagógicos sobre a relação entre a vivência no Programa Chão da Escola e a sua atuação junto aos professores e, apreender os afetos constituídos pelos coordenadores pedagógicos na vivência do Programa Chão da Escola. O Materialismo Histórico Dialético e a Psicologia Histórico-Cultural consistiram nas bases teórico-metodológicas que orientaram e direcionaram a investigação realizada, em razão de se constituírem em arcabouço teórico-metodológico que consideram o humano como síntese de múltiplas mediações e a realidade como processo histórico dialético em contínuo movimento. A pesquisa de natureza crítica contou com a participação de 02 (dois) coordenadores. Metodologicamente, foram adotados os seguintes procedimentos para o levantamento e produção de dados: a) questionário para levantamento de informações individuais para traçar um perfil dos coordenadores pedagógicos participantes; b) narrativas de formação; c) entrevistas reflexivas individuais e d) análise documental do Documento Orientador do Programa Chão da Escola e da Proposta Pedagógica do referido programa. Os dados foram analisados à luz do dispositivo analítico denominado Núcleos de Significação. A descrição, análise e interpretação dos dados produzidos levou à constituição de dois Núcleos de significação: a) Significações sobre formação continuada e o desenvolvimento profissional do coordenador pedagógico: condições criadas pelo Programa No Chão da Escola e b) Significações sobre sentimentos e afetos que medeiam a relação do coordenador e dos professores com o Programa No Chão da Escola. No primeiro núcleo, as significações produzidas pelos coordenadores apontam que o programa de formação continuada No Chão da Escola, cria as possibilidades para seu desenvolvimento e atuação profissional junto aos professores. No segundo núcleo, as significações apontam para os sentimentos e afetos constituídos pelos coordenadores na vivência das ações do programa. A pesquisa vincula-se à Linha Formação Humana e Processos Educativos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí e apresenta-se como uma alternativa para estudantes e pesquisadores acerca dos processos formativos voltados para o coordenador pedagógico que atuam especificamente em contexto escolar e que nestes, são os responsáveis pelo processo de formação continuada de professores. Diante do estudo realizado conclui-se o quão importante e fundamental é a função e atuação profissional do coordenador pedagógico, especialmente frente à formação continuada dos professores, ao funcionamento da escola e à qualidade do processo de ensino. Porém, o que se verificou na prática é que para esse profissional ainda não há uma política de formação continuada específica e efetiva estritamente voltada para sua função, desenvolvimento e atuação profissional, que atenda às singularidades de seu trabalho e as demandas típicas do que deve fazer no contexto da escola.