Tendo como referência o pressuposto de que a criança pequena é sujeito social de direitos e do conhecimento, capaz de dá voz aos conhecimentos matemáticos vivenciados nos campos de experiências no contexto escolar infantil, propõe-se a seguinte questão de pesquisa: quais os conhecimentos matemáticos são produzidos pelas crianças na Educação Infantil para a solução de questões-problemas relativas às situações e as experiências concretas da vida cotidiana? Com o objetivo geral de investigar como os conhecimentos matemáticos são mobilizados pelas crianças da educação infantil para a solução de questões-problemas relativas às situações e as experiências concretas da vida cotidiana, delineou-se os seguintes objetivos específicos: mapear os conhecimentos matemáticos para a Educação Infantil previstos na BNCC e no currículo escolar; descrever os conhecimentos matemáticos das crianças da Educação Infantil presentes nas suas narrativas e analisar como os conhecimentos matemáticos são mobilizados pelas crianças da educação infantil para a solução de questões-problemas relativas às situações e as experiências concretas da vida cotidiana. As reflexões teóricas parte das concepções e abrange uma retrospectiva histórica sobre a infância e a criança partir da visão de estudiosos como: Ariés (1981), Kramer (2021), Gouvea (2006), Kohnan (2004), Müller (2010) Sarmento e Gouvea (2008) Pinto e Sarmento (1997) Corsaro (2011, 2018), Oliveira (2011) e Freire (1996), dentre outros. Buscando compreender os conhecimentos matemáticos na educação infantil em seus desafios, limites e possibilidades, utilizamos como base de sustentação teórica: Smole (2000), Carvalho e Bairral (2012) Lorenzato (2011), Panizza (2005) e Campos (2019). A base teórico-metodológica se apoia em Bertaux (2010), Bogdan e Biklen (1994) Denzin e Lincoln (2006) Warschauer (2017), Souza (2014, 2006a), Passeggi (2008, 2015, 2016, 2018, 2020,2021), Brito e Santana (2014), Moura e Lima (2014), Soares (2006), Shores e Grace (2001), Zabalza (2004) entre outros autores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa narrativa, com a utilização do método autobiográfico realizada no Centro Municipal de Educação Infantil localizado na zona leste do município de Teresina-Piauí, com nove crianças pequenas do 2° Período desta modalidade. Para a produção de dados, utilizou-se os seguintes dispositivos: observação de Campo, Diário de observação, Portfólio e Rodas de conversa. Assegura-se o rigor científico do estudo, tendo como suporte teórico para a análise dos dados, a técnica de análise interpretativa-compreensiva das narrativas com base em Souza (2014). As narrativas evidenciam os conhecimentos matemáticos das crianças, organizadas em três unidades temáticas: as experiências de aprendizagem; a construção e mobilização dos conhecimentos matemáticos e os conhecimentos matemáticos das crianças. Os resultados que os conhecimentos matemáticos construído na educação infantil contribui para o desenvolvimento de seus processos de solução de questões-problemas relativas às situações e as experiências concretas da vida cotidiana. As crianças narradoras demarcaram, em seus depoimentos, sobre a apropriação das vivências através das experiências pelos saberes externados por cada criança, como atestam os conteúdos analisados à luz da análise de três tempos.