O Colégio Militares são um órgão da instituição Polícia Militar, que presta serviço educacional e social a toda a comunidade, objetivando uma educação com disciplina, proporcionando ao educando uma formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades, autorrealização e preparo para o exercício consciente da cidadania. No Piauí o colégio da Polícia Militar do Piauí, foi fundado em março de 1978, instituído em Decreto-Lei de 24 de agosto de 1978 tendo como primeiro gestor o policial militar, Coronel José Rodrigues Alves. Esta pesquisa, desenvolvida no interior do Curso de Mestrado em Educação do PPGEd/UFPI e no Âmbito do NIPEEPP, tem como objetivo Conhecer a epistemologia da prática docente desenvolvida no Colégio da Polícia Militar do Piauí, Governador Dirceu Mendes Arcoverde. Para tornar possível a execução desta pesquisa optamos pela abordagem qualitativa, Bogdan (1982) uma vez que a fonte direta de dados é o ambiente natural. O aporte teórico da pesquisa está estruturado sob a luz das concepções de Coulon (1995), Gil (2010), Morin (1997), Novoa (2001), Perrenoud (2003), Freire (1986), Minayo (2000), Triviños (1987). O lócus da pesquisa será o CETI – Governador Dirceu Mendes Arcoverde – Colégio da Polícia Militar do Piauí, e as técnicas utilizadas para coleta de dados serão a entrevistas e observação participante. Quanto aos participantes da pesquisa serão 5 professores de uma disciplina de cada área do conhecimento, sendo 1 professor da disciplina de português – área de linguagens, 1 de matemática – área de matemática e seus códigos, 1 da disciplina de história – área de humanas, 1 da disciplina de biologia – área de natureza e 1 professor da disciplina de Instrução Geral, que é uma disciplina militar e é um policial militar que ministra a disciplina, professores efetivos, com maior carga horária e maior tempo de serviço na instituição. Os dados foram analisados com base em seu conteúdo (Bardin, 2000) Os resultados evidenciam que a epistemologia da prática docente no exercício profissional foi impactada pela ineficiência e ineficácia do Novo Ensino Médio e sua “cartilha”, inviável a elaboração de um trabalho exitoso.