Esta dissertação tem como objetivo analisar como se efetivou o desenvolvimento das receitas e execução despesas consideradas em Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE) pela Rede Pública Estadual de Educação do Piauí, observando seu o enquadramento nos Art. 70 e 71 da LDB/96 para fins de aferição do limite mínimo constitucional, no período de 2017 a 2021. De modo específico, o estudo pretende : investigar a evolução dos recursos vinculados constitucionalmente em educação, realizados pela Rede Estadual de Educação do Piauí; identificar as categorias de despesas consideradas na MDE pela Rede Pública Estadual de Educação do Piauí nas UGs da função Educação, para fins de cumprimento do limite mínimo constitucional; verificar como se implementou as despesas com ações típicas de MDE nas fontes de recursos executadas nas Unidades Gestoras consideradas, observando o seu enquadramento nos Arts. 70 e 71 da LDB, para fins de cumprimento do limite mínimo constitucional em MDE. A pesquisa, de cunho quanti-qualitativa, teve base no estudo bibliográfico e documental. As principais referências teóricas do trabalho são autores do campo das políticas educacionais e do financiamento da educação: Davies (2010, 2013); Martins (2018); Alves (2019); Araújo (2019); Pinto (2020). Os resultados do estudo indicam que a Rede Pública Estadual de Educação do Piauí utilizou, em alguns exercícios, de formas equivalentes, a categoria Função Educação e MDE, além de executar despesas com MDE, em desacordo com o Art. 71 da LDB/96.