Este relatório de Tese apresenta um estudo de natureza quantitativa, cujo tema relaciona-se à formação de professore(a)s (FP(a)) e aos impactos no ensino de Filosofia (EF) no nível médio (NM) na Escola Ráfia, em Teresina/PI, desenvolvido a partir do problema: quais os impactos da FP(a) no EF no NM na Escola Ráfia, em Teresina/PI? Parte-se da seguinte tese: a FP(a) impacta no EF no NM, ao refletir diretamente na aprendizagem do educando proporcionando referenciais teóricos e metodológicos típicos do campo de conhecimento filosófico. O objetivo geral é analisar os impactos da FP(a) no EF no NM na Escola Ráfia, em Teresina/PI. Os específicos são: i) analisar a FP(a) de Filosofia do NM; ii) identificar de que forma o EF no NM é impactado pela FP(a); iii) refletir sobre a Filosofia como disciplina que contribui para a formação humana (FH) no NM. A metodologia se configura como do tipo estudo de caso na Escola Ráfia (nome fictício), com foco no Núcleo de Filosofia (NF) que atende às condições propostas por Yin (2003): um núcleo com características excepcionais, com 15 anos de atuação e elevado nível de formação dos integrantes que planejam e executam atividades de Filosofia do NM. É utilizada a análise de conteúdo (BARDIN, 2016) na construção dos dados, através de 02 instrumentos de campo em 04 momentos: entrevista semiestruturada com coordenador do NF; entrevista com 06 professore(a)s de Filosofia; técnica de observação de aulas na Escola e de encontros do Núcleo, utilizando diário de campo. Optou-se por investigar na rede privada de ensino, devido a intenção de contribuir através do estudo de um problema com incidência numa esfera distinta da pública. O critério de escolha do NM dar-se devido o interesse do pesquisador de estudar esse nível, possuindo mais de 25 anos de experiência docente. O(a)s participantes da pesquisa foram escolhido(a)s por fazerem parte do NF e por aceitarem participar deste estudo. O plano de análise se estruturou com as categorias: FP(a) em Filosofia (LYRA NETO, 2019; CARMINATI, 2003); EF no NM (RODRIGUES, 2021; MENDES, 2020); FH no NM (ZUCCHI, 2019; PIN, 2019). O plano enfatiza a formação no EF, além dos impactos da FP(a) e do EF na FH no NM. Esta pesquisa fundamentase no campo teórico da Teoria Quântica aplicada à Educação (ALBUQUERQUE, 2023; CORDEIRO, 2022). Foi confirmada a proposição de tese, a FP(a) impacta no EF no NM, ao refletir a formação na prática docente de Filosofia interferindo no aprendizado,tendo-se como conclusão: a) a FP(a) em Filosofia contribuiu com o autoconhecimento e expansão de conhecimentos do(a)s participantes refletindo no EF no NM; b) as contribuições da Filosofia para a FH permanecem mesmo diante da diminuição da carga horária semanal da disciplina no novo NM; c) o EF na Escola está voltado em parte para maximizar a aprovação no ENEM e vestibulares, afetando a formação filosófica; d) alto grau de exigência metodológica pode estar refletindo na prática docente; e) elevado nível de formação continuada do(a)s integrantes do NF tem possibilitado ganhos de desempenho discente em exames. Como sugestão se propõe: a criação de itinerários formativos com conteúdos complementares de Filosofia; criação e realização de eventos filosóficos anuais.