Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: SUÊNYA MARLEY MOURÃO BATISTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUÊNYA MARLEY MOURÃO BATISTA
DATA: 16/12/2013
HORA: 15:00
LOCAL: sala 04/PPGED
TÍTULO:

PRÁTICAS AVALIATIVAS DINÂMICAS: SENTIDOS E SIGNIFICADOS COMPARTILHADOS EM COLABORAÇÃO COM PROFESSORES DE DIREITO DE UMA IES PRIVADA


PALAVRAS-CHAVES:

Práticas avaliativas dinâmicas. Sentido e significado. Colaboração. Professores de Direito.


PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O ensino Jurídico no Brasil, desde a sua implantação em 1827, caracteriza-se pela predominância das abordagens tradicionais e tecnicista, contribuindo para a formação de bacharéis como meros técnicos reprodutores de leis. As práticas avaliativas realizadas nesse âmbito contribuem para a persistência desse panorama, uma vez que são predominantemente tradicionais, ou seja, servem como instrumento de mediação da capacidade dos alunos em reproduzirem o conteúdo transmitido pelos professores. Desse forma, o presente estudo tem como objetivo investigar as práticas avaliativas de professores que atuam no Curso de Bacharelado em Direito de uma IES privada de Teresina/Pi, colaborando para a produção de sentidos e significados sobre as práticas avaliativas dinâmicas. Especialmente, objetiva caracterizar as práticas avaliativas desses professores e colaborar no sentido de propiciar a expansão de tais práticas e dos sentidos e significados a elas atribuídos. Para alcançar tais objetivo, utiliza como base teórico-metodológica o Materialismo Histórico Dialético, fundamentado em Marx (1983, 2001), a abordagem Sócio-Histórico-Cultural, pautada em Vigosti (2007), e a Pesquisa Colaborativa pautada em Magalhães ( 2007, 2009), Liberali (2008), Desgagné (1998), Ibiapina (2007, 2008), Ferreira (2007), entre outros. Adota como procedimentos o encontro colaborativo, a entrevista reflexiva e sessões reflexivas. Para realizar a análise toma por base Ramalho e Resende (2011), tendo foco a Análise de Discurso Crítica (ADC) e o discurso como dispositivo teórico. Este trabalho revelou a possibilidade de realização de práticas avaliativas dinâmicas pelos professores de Direito por meio da reflexão crítica realizada em contexto colaborativo, em que foram negociados sentidos e compartilhados significados acerca do tema em questão, expandindo conhecimentos para o aprimoramento ou para a realização de tais práticas e assim, possibilitando a transformação do contexto em que atuam.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167663 - IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA
Interno - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Interno - 9045235 - NEIDE CAVALCANTE GUEDES
Notícia cadastrada em: 06/01/2014 17:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.instancia1 31/10/2024 23:21