PRÁTICAS AVALIATIVAS DINÂMICAS: SENTIDOS E SIGNIFICADOS COMPARTILHADOS EM COLABORAÇÃO COM PROFESSORES DE DIREITO DE UMA IES PRIVADA
Práticas avaliativas dinâmicas. Sentido e significado. Colaboração. Professores de Direito.
O ensino Jurídico no Brasil, desde a sua implantação em 1827, caracteriza-se pela predominância das abordagens tradicionais e tecnicista, contribuindo para a formação de bacharéis como meros técnicos reprodutores de leis. As práticas avaliativas realizadas nesse âmbito contribuem para a persistência desse panorama, uma vez que são predominantemente tradicionais, ou seja, servem como instrumento de mediação da capacidade dos alunos em reproduzirem o conteúdo transmitido pelos professores. Desse forma, o presente estudo tem como objetivo investigar as práticas avaliativas de professores que atuam no Curso de Bacharelado em Direito de uma IES privada de Teresina/Pi, colaborando para a produção de sentidos e significados sobre as práticas avaliativas dinâmicas. Especialmente, objetiva caracterizar as práticas avaliativas desses professores e colaborar no sentido de propiciar a expansão de tais práticas e dos sentidos e significados a elas atribuídos. Para alcançar tais objetivo, utiliza como base teórico-metodológica o Materialismo Histórico Dialético, fundamentado em Marx (1983, 2001), a abordagem Sócio-Histórico-Cultural, pautada em Vigosti (2007), e a Pesquisa Colaborativa pautada em Magalhães ( 2007, 2009), Liberali (2008), Desgagné (1998), Ibiapina (2007, 2008), Ferreira (2007), entre outros. Adota como procedimentos o encontro colaborativo, a entrevista reflexiva e sessões reflexivas. Para realizar a análise toma por base Ramalho e Resende (2011), tendo foco a Análise de Discurso Crítica (ADC) e o discurso como dispositivo teórico. Este trabalho revelou a possibilidade de realização de práticas avaliativas dinâmicas pelos professores de Direito por meio da reflexão crítica realizada em contexto colaborativo, em que foram negociados sentidos e compartilhados significados acerca do tema em questão, expandindo conhecimentos para o aprimoramento ou para a realização de tais práticas e assim, possibilitando a transformação do contexto em que atuam.