Esta dissertação tem por objetivo analisar a prática docente na escola de zona rural do município de Teresina-PI e a relação com a formação humana dos alunos. Para tanto, foram realizados estudos teóricos e pesquisa empírica. Os estudos teóricos estão fundamentados no Materialismo Histórico-Dialético, na Psicologia Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica, sobretudo nos estudos de Marx (2011, 2013 e 2017), Vigotski (1930; 2000; 2001), Leontiev (1978; 2004), Saviani (2015), Mészáros (2006), dentre outros. A pesquisa empírica foi orientada por esta fundamentação teórica e realizada com duas professoras da Rede Municipal de Educação que atuam em uma escola da zona rural. A entrevista reflexiva foi o instrumento de produção dos dados utilizado, conforme discutido por Araújo e Carvalho (2020). Para analisar o conteúdo textual produzido pelas professoras foi adotada a análise textual discursiva proposta por Moraes (2003). Os estudos realizados possibilitaram compreender e defender que a educação é prática social que medeia o processo de formação humana, sendo esta constituída pelo processo de apropriação do conjunto das objetivações que são produzidas historicamente. Conforme esse entendimento, as práticas docentes devem, portanto, serem planejadas e desenvolvidas para criar condições de apropriação do gênero humano, colaborando, assim, com a formação humana dos alunos. As análises realizadas contribuíram para revelar a compreensão das professoras sobre as práticas que desenvolvem diante das orientações da Rede Municipal e sobre as possibilidades de formação humana. Esses resultados explicitam a forte presença dos objetivos da Rede diante das avaliações externas, as quais os alunos são submetidos, orientando assim, as práticas docentes para o alcance de metas por motivos particulares em detrimento de uma educação voltada para formação humana.