Esta dissertação consiste em um estudo sobre a trajetória histórica do Instituto Federal do Piauí e suas transformações e contribuições para a consolidação do ensino profissional e industrial no estado do Piauí, tendo o seguinte problema de pesquisa: como ocorreu o processo de implantação e expansão do Instituto Federal do Piauí de 1909 – 1967. Tal recorte é justificado pelo ano de 1909 ser o ano da instalação da Escola com o nome de Escola de Aprendizes Artífices e o ano de 1967 já denominada Escola Industrial do Piauí, iniciou seu processo de expansão e criação de novos cursos e pólos oferecendo um ensino direcionado a formação da mão de obra industrial.
Para responder tal questionamento, elaboramos os seguintes objetivos: Investigar o processo de implantação e expansão do Instituto Federal do Piauí no período de 1909 a 1967 numa persapectiva documental; e como objetivos específicos: compreender as varias transformações pelas quais a instituição passou ao longo do recorte temporal pesquisado; identificar o processo de criação, consolidação e implementação da instituição de 1909 até 1967 e analisar a história da instituição através da interpretação de diferentes documentos e variados acervo fotográficos. Como metodologia foi utilizada uma pesquisa bibliográfica relacionada aos trabalhos de Barroso (S.D), Ângelo (2000), Benito (2018), Cunha (2005), Ferro et all (2009), Gomes (2002) e Mitre (2019), bem como uma pesquisa documental em jornais e fotografias relacionadas ao IFPI orientadas pelo método indiciários de Ginzrburg, seguindo o recorte temporal estabelecido.