O trabalho tem por objeto de investigação a história do Grupo Escolar Agrônomo Parentes dando atenção aos elementos da sua cultura escolar, entre os anos de 1928 e 1971. Trata-se de uma escola de ensino primário localizada na cidade de Floriano, Estado do Piauí. O recorte temporal se justifica por levar em conta que a instituição foi criada por decreto estadual em 1928 e a lei 5.692/71, que modificou a organização de ensino fundindo a escola primária e primeiro ciclo secundário. A pesquisa foi organizada partindo da seguinte problematização: Que cultura escolar predominava no cotidiano do Grupo Escolar Agrônomo Parentes, considerando sua história e memória, entre os anos de 1928-1970? A partir desse questionamento se estabeleceu como objetivo geral investigar a cultura escolar presente no Grupo Escolar Agrônomo Parentes entre os anos de 1928-1970 e os objetivos específicos: identificar como se deu a criação desse grupo escolar; examinar o programa de ensino primário como forma de normatização da cultura escolar; elucidar o papel da cultura material na organização da instrução de ensino primário bem como as características de suas dinâmicas de atendimento ao público infantil e sua contribuição para com a sociedade Florianense. A pesquisa encontra-se fundamentada nos referenciais teóricos e metodológicos da Nova História Cultural, apoiada nos autores Sousa (1998), Sousa e Faria Filho (2006), Dominique Julia (2001), Nóvoa (1999), Chartier (1988), Faria Filho (2010), Magalhães (2005), Werle (2004), Le Goff (2003), Halbwachs (1990), Sousa (2000), Nagle (1974), Ferro (2006), entre outros. Para realização do estudo utilizou-se fontes: bibliográficas, documentais, fotográficas, orais. Metodologicamente realizou-se uma pesquisa do tipo qualitativa e historiográfica. As análises proporcionam reflexões sobre as particularidades da cultura escolar do Grupo Escolar Agrônomo Parentes como uma instituição educativa pioneira no modelo de grupo escolar na cidade de Floriano-PI, favorecem a preservação da memória educativa de uma escola, que na atualidade, no cenário Florianense carece de uma educação patrimonial.