A prática educativa desenvolvida pelo professor de Biologia em início de carreira, aqui compreendido como professor iniciante, tem especificidades particularizadas pelos desafios do início da docência. Psicologia e Educação. Nesse contexto, é pertinente compreender essa realidade do professor de Biologia em início de carreira, considerando a relação teoria e prática, por meio de suas significações. Assim, esta pesquisa objetiva: Investigar a relação formação inicial e atividade docente por meio das significações produzidas pelo professor de Biologia em início de carreira. O Materialismo Histórico-Dialética proposto por Marx e Engels, a Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski e Leontiev e a Pedagogia Histórico-Crítica de Saviani estão sendo as lentes teórico-metodológicas que tem orientado a apreensão do objeto de pesquisa. Os participantes da pesquisa empírica são professores de biologia do ensino médio em início de carreira, o instrumento de produção da informação foi a entrevista reflexiva e o procedimento de análise os Núcleos de Significações, conforme proposto por Aguiar e Ozella (2015). O início da análise das informações somado ao conhecimento produzido sobre o estado da questão demonstra que o professor de biologia em início de carreira vive em dada realidade social, econômica e histórica que impacta diretamente na sua atividade docente. Esses aspectos devem ser considerados em relação com as subjetividades geradas desde o curso de graduação, suas experiências, vivências, motivações e identificação profissional. Os resultados vêm apontando também para importantes mediações que relacionam a formação inicial no desenvolvimento da atividade docente, além disso, indicam necessidade de formação continuada na superação dos desafios de início à docência.