O PROFESSOR BACHAREL EM DIREITO:
INVESTIGANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
Desenvolvimento Profissional Docente. Formação Contínua. Professor Bacharel.
A presente pesquisa com objeto de estudo o desenvolvimento profissional docente do professor bacharel em direito, apresenta como objetivo geral: investigar o desenvolvimento profissional docente do professor bacharel em direito. Especificamente propõe: caracterizar como o professor bacharel em direito se torna professor; identificar aspectos que viabilizam (ou não) o professor bacharel em direito a investir (ou não) no seu processo de desenvolvimento profissional docente; analisar os investimentos que professor bacharel em direito realiza em seus percursos de desenvolvimento profissional docente. Do ponto de vista teórico-conceitual, a pesquisa se desenvolve sob os três eixos: o primeiro compreende estudos sobre o desenvolvimento profissional docente do professor bacharel em direito; segundo compreende a caracterização dos investimentos docentes realizados pelo professor bacharel em direito no seu processo de desenvolvimento profissional; terceiro compreende analisar os investimentos realizados pelo professor bacharel em direito na sua trajetória docente. Essa discussão tem como aporte teórico as contribuições de Masetto (1998, 2003), Pimenta (2002), Martinez (2009), Machado (2009) Lima (2003), Imbernón (2010), Nóvoa (1992, 1995), Tardif (2002), Dias (2010), Porto e Dias (2009), Garcia (1999), Moura (2009, 2011), Furtado (2008) dentre outros, além da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – lei n. 9.394/96, que direciona a educação brasileira. No campo metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, com base nas narrativas de formação dos professores fundamentando-se nos estudos de Ferrarotti (2010); Josso (2010); Nóvoa (1992, 2000, 2010); Nóvoa e Finger (2010); Souza (2006), Passegi (2006), os quais registram discussões sobre a formação e desenvolvimento profissional na docência superior. Os dados extraídos das informações produzidas a partir do memorial de formação e entrevistas semiestruturadas foram analisados de forma descritiva e interpretativa, com base em Poirrier, Valladon e Raybaut (1999) e Bardin (1979). A pesquisa apresenta uma compreensão sobre os aspectos que impulsionam (ou não) os professores a investir no seu desenvolvimento profissional docente. Os interlocutores da pesquisa foram sete professores bacharéis em direito, com mais de cinco anos de docência em instituição de ensino superior privada, com curso de Direito mantido há mais de quinze anos. O estudo mostrou-se relevante por delinear o desenvolvimento profissional docente de Bacharel em Direito a partir da análise dos investimentos voltados para docência realizados pelos professores bacharéis e suas contribuições para o ensino superior jurídico, bem como promover debate sobre o tema, produzindo conhecimento e fornecendo aportes teóricos para investigações futuras.