Estudos mostram que a capacidade humana de aprender, ao contrário do crescimento
orgânico, evolui ao longo da vida, em consonância com as experiências que a pessoa vai
adquirindo. No campo do ensino, desde a década de 80, tem sido dado ênfase à necessidade
de os professores compreenderem como os alunos aprendem. Muitas pesquisas têm sido
desenvolvidas nessa direção. Ocorre que os professores também são sujeitos aprendentes em
permanente processo de formação e de desenvolvimento e, embora possa haver similaridade
entre o aprendizado do aluno e o do professor, a aprendizagem desses envolve saberes e
conhecimentos mais complexos, pois vai além dos conteúdos científicos, englobando também
os saberes pedagógicos e curriculares e os do contexto social. Assim, nossa pesquisa
apresenta a seguinte questão/problema: Como a compreensão do processo de aprendizagem e
de desenvolvimento profissional e pessoal do adulto professor contribui para a ressignificação
da prática educativa? Para tanto, delineamos o seguinte objetivo: Compreender o processo de
aprendizagem e desenvolvimento pessoal e profissional do adulto professor, com vistas à
ressignificação da prática educativa. Para sua realização contará com a participação de
professores/as das licenciaturas de Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química e de
professores/as de disciplinas pedagógicas, nelas atuantes, de um campus do Instituto Federal
do Piauí. Metodologicamente, configura-se como pesquisa qualitativa, de abordagem
biográfico-narrativa, na qual será utilizado o recurso metodológico das Cartas Pedagógicas
para recolha dos dados, cuja organização do corpus ocorre por meio de elementos indexados e
não-indexados e para análise interpretativa das informações produzidas, recorre-se à técnica
da Análise de Discurso. A pesquisa está fundamentada na literatura que discute a
aprendizagem e o desenvolvimento como processo multidimensional, relacional/interativo e
integrador que envolve conhecimentos/conteúdos, valores, aspectos mentais, sociocognitivos,
afetivos, atitudinais, sociais, modos de ser, experienciar, perceber e interpretar os contextos, e
que defende a experiência, a autorregulação, a necessidade pessoal/profissional e a reflexão
como bases do processo de aprendizagem do adulto, no qual se destaca o papel da
subjetividade, da memória e da metacognição como dimensões fundamentais. O resultado
parcial da pesquisa, sustentado no referencial teórico, aponta que a compreensão do professor
sobre seu próprio processo de aprendizado impacta e orienta seu modo de ensinar,
redimensiona a relação pedagógica com os alunos, favorece a ressignificação da sua prática
educativa e promove o seu desenvolvimento pessoal e profissional.