A atividade pedagógica de professores iniciantes desenvolvida nos anos iniciais do ensino fundamental é mediada por necessidades formativas produzidas no exercício da atividade pedagógica, o que requer vivências em processos de formação contínua para contribuir com o entendimento e superação dessas necessidades formativas. Assim, esta pesquisa tem por objetivo investigar as necessidades formativas de professores iniciantes e a relação com a atividade pedagógica que desenvolvem nos anos iniciais do ensino fundamental. Desse modo, para dar subsídios a esta discussão, são utilizados como direcionamento o Materialismo Histórico Dialético, conforme Marx e Engels e a Psicologia Histórico-Cultural de Vigostki e Leontiev. A pesquisa empírica está sendo realizada com um grupo de cinco professoras iniciantes que atuam na rede municipal de ensino, os dados estão sendo produzidos por meio de entrevistas reflexivas e o corpus empírico será analisado por meio da Análise Textual Discursiva, conforme Moraes (2003). Com os resultados preliminares está sendo possível entender que as necessidades formativas estão relacionadas com os conhecimentos de inclusão e educação especial, bem como, as dificuldades encontradas para receber o apoio do órgão responsável pela educação municipal, no que se refere à elaboração de ações que atendam a essas necessidades formativas. É possível ainda, apreender os desafios presentes na elaboração de condições objetivas que contribuam com o desenvolvimento da atividade pedagógica.
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