O presente estudo, em andamento, investiga o Programa Escola da Terra no Estado do Piauí na 1° e 2° edição dentro do conjunto de uma das maiores políticas de Educação do Campo, o PRONACAMPO tendo como objetivo geral: analisar as potencialidades e limites desse Programa no Estado do Piauí relacionando-o ao direito a Educação do Campo e como objetivos específicos objetivou-se identificar os agentes políticos e o seu nível de participação no Programa; analisar o processo de implementação dentro da Universidade Federal do Piauí; identificar a percepção dos participantes quanto a estrutura pedagógica, administrativa, política e financeira e analisar os critérios relativos ao vinculo dos cursistas, currículo do curso e escolha dos municípios participantes. Quanto a metodologia trata-se de Estudo de Caso. Abordagem é qualitativa e tem como aportes teóricos para a sustentação das análises a legislação que organiza o programa, as entrevistas com participantes do Programa no Piauí bem como os estudos sobre Educação do Campo (ARROYO, 2015; CALDART, 2023; GONÇALVES, 2018; HAGE, 2021; MAINARDES, 2018; MUNARIM, 2012); Políticas públicas (CUNHA, 2022; FERNANDES, 2008; NANNI, 2016); Estudo de caso (GRAHAM, 2010; MARTINS, 2006; YIN, 2001, 2015), triangulando os dados teóricos e os encontrados na realidade. Nesta direção os achados indicam que Programas como o Escola da Terra representam parte do direito à Educação dos povos do Campo e uma ação de resistência contra a educação hegemônica que se impõe a essa população historicamente.