Este trabalho é resultante da pesquisa realizada com o objetivo de analisar a formação e atuação profissional do professor Felismino Freitas Weser, cuja ação educacional foi destaque em seu tempo, atuando em diferentes cargos da área educacional, tanto no magistério e direção de escolas, bem como em áreas importantes como a de inspetor técnico de ensino e diretor da instrução pública no estado do Piauí. Também foi jornalista e poeta, embora não tenha sido sua formação, encontram-se registros de produções suas em revistas e periódicos da sua época, sobretudo, em impressos pedagógicos. O estudo procura focar e trazer a lume a formação e atuação desse sujeito no campo educacional sendo, portanto, esse o objeto de estudo dessa investigação de doutorado que defende a tese da contribuição do professor Felismino Freitas para com a educação piauiense de sua época, influenciando significativamente a formação de várias gerações de jovens estudantes no Piauí. O recorte temporal compreenderá os anos de 1910 (ano de oficialização da Escola Normal de Teresina) a 1952 (que marca o encerramento da trajetória profissional deste professor, como diretor do Ginásio Dr. Demóstenes Avelino). O estudo tem como base teórica a Nova História cultural, utilizando como referencial importantes teóricos, tais como: Le Goff (1990), Halbwachs (1990), Burke (1992; 2008), Chartier (2010), como também outros autores, todos, lançando luzes no trajeto desse percurso investigativo, entre eles citam-se os notáveis trabalhos de Ferro (1996; 2010), Ferreira (1999), Souza (2000), Monti (2014), Sousa (2020). Como metodologia investigativa, optou-se pelo embasamento teórico de autores tais como, Farge (2009) sobre a pesquisa documental, De Luca (2008), para a pesquisa hemerográfica e Dosse (2009), na pesquisa biográfica. As fontes utilizadas para pesquisa foram os documentos sobre a legislação educacional da época encontradas no Arquivo público da Casa Anísio Brito, bem como os periódicos e diários oficiais localizados nesse acervo e ainda no site da Biblioteca Nacional, tais como os jornais “O Popular” de 1929; “O Floriano” de 1931; “Gazeta do Piauí” do ano de 1942 e “O Piauhy”, 1949 e das revistas “Zodíaco” 1944 e 1945; “Voz do Estudante” de 1940,1941,1942 e da revista nacional Tico-Tico de 1935. Outras fontes foram agregadas a pesquisa, como a obra biográfica escrita por seus familiares e ainda os documentos sobre a sua formação na Escola Normal Oficial localizados no Arquivo do Instituto de Educação Antonino Freire. E para organização e interpretação dos dados pesquisados tomou-se por base o paradigma indiciário de Ginzburg (1989). Os resultados encontrados até o momento pela pesquisa apontam endossar a importância da atuação do professor Felismino Freitas na educação piauiense de sua época, uma vez que sua carreira perpassa vários cargos, que direta ou indiretamente atuam na educação, e em todos eles identifica-se a preocupação deste importante intelectual com a qualidade do ensino e da formação dos jovens piauienses.