O trabalho tem por objeto de investigação a expansão do ensino secundário público no
Piauí a partir ação do estado e dos municípios entre os anos de 1947 e 1971. Tendo
como problema o seguinte: como se deu a expansão do ensino secundário público a
partir da ação do estado e dos municípios piauienses? Quanto ao marco temporal, o ano
inicial se justifica pela criação de um segundo estabelecimento de ensino secundário
público na capital do estado, o Ginásio Estadual Anexo a Escola Normal Oficial de
Teresina, como consequência da reforma do ensino normal, que determinava que as
escolas normais de segundo ciclo mantivessem um ginásio secundário anexo a estas. Foi
também nesse ano que houve a reconstitucionalização do Piauí pós Estado Novo com a
discussão e aprovação da carta constitucional estadual, tendo o ensino secundário sido
colocado como pauta importante no debate político daquele momento. Como marco
temporal final estabelecemos o ano de 1971, considerando a legislação federal da
educação, regulamentada pela lei 5.692/71, que implantou a reforma de 1º e 2º graus,
que extinguiu o exame de admissão e ampliou a escolaridade obrigatória de quatro para
oito anos. A pesquisa tem como objetivo geral analisar a expansão do ensino secundário
público piauiense pela ação do estado e dos municípios entre 1947 e 1971, tendo como
objetivos específicos: Identificar os modos de atuação do poder público estadual e
municipal na oferta do ensino secundário piauiense; compreender a atuação do estado e
dos municípios na criação e manutenção de estabelecimentos de ensino secundário
público no Piauí; analisar a expansão da rede física e as condições materiais de
funcionamento dos estabelecimentos de ensino secundários públicos criados e mantidos
pelo estado e pelos municípios e conhecer a organização dos estabelecimentos de ensino
secundário públicos criados e mantidos pelo estado e pelos municípios e a composição
de seu corpo docente e administrativo. Para realização da pesquisa foram utilizados
referenciais teóricos e metodológicos pautados nos ensinamentos da História da
educação, da Nova História Política e da política educacional, tomando por base as
contribuições trazidas por Bourdieu (2014, 2022, 2023), Lopes (2011, 2017, 2019),
Remond (2007), Hofling (2001) dentre outros. O caminho metodológico foi guiado a
partir da classificação das fontes, de maneira que foram utilizados na construção do
trabalho: a) Documentos oficiais produzidos pelos poderes executivos e legislativo, b)
Fontes hemerográficas; c) Autobiografias e biografias; d) Livros de história das cidades;
g). Dados estatísticos i) entrevistas. Como resultados da pesquisa, concluímos que o
poder público estadual e municipal estiveram presentes no processo de expansão da
escolarização secundária, atuando como agente supletivo e/ou mantenedor. De modo
que sua ação se tornou mais efetiva a partir da noção de um Estado desenvolvimentista
e planejador, que através de planos, controle e destinação de recursos possibilitou
expansão significativa da rede de estabelecimentos de ensino secundário público
estadual no Piauí.
Palavras-chave: Expansão, ensino secundário, poder público, história da educação, Piauí.