O objetivo geral deste Relatório de Qualificação de Dissertação de Mestrado é o de analisar o processo de organização da atividade pedagógica remota e suas possibilidades para a formação humana nos anos iniciais do Ensino Fundamental da EMEF João Fonseca Maranhão em Timon (MA). E, como objetivos específicos: a) reconhecer as necessidades formativas para o desenvolvimento pedagógica remota nos anos iniciais do Ensino Fundamental da EMEF João Fonseca Maranhão em Timon (MA); b) analisar as ações e procedimentos adotados para a atividdae pedagógica remota nos anos iniciais do Ensino Fundamental da EMEF João Fonseca Maranhão em Timon (MA); c) identificar os recursos didáticos e tecnológicos que mediaram a atividade pedagógica remota nos anos iniciais do Ensino Fundamental da EMEF João Fonseca Maranhão em Timon (MA); d) analisar as significações desenvolvidas pelos professores ao vivenciarem a atividade pedagógica remota e sua relação com as possibilidades para uma formação humana nos anos iniciais do Ensino Fundamental da EMEF João Fonseca Maranhão em Timon (MA). Para tanto, delineou-se como problema de pesquisa: Como se deu o processo de organização da atividade pedagógica remota e suas possibilidades para a formação humana nos anos inciais do Ensino fundamental da EMEF João Fonseca Maranhão em Timon (MA)? Para a atividade de investigação optou-se pela orientação metodológica da Teoria Histórico-Cultural/Teoria da Atividade (Vygotsky, 2001; Vigotski, 1930, 2002, 2004, 2008; Leontiev, 1978, 1993, 1998, 2000, 2001, 2017, 2018), a qual tem suas bases no Materialismo Histórico-Dialético (Marx, 1983). Especificamente sobre os instrumentos e técnicas de produção de dados, pretende-se empregar, inicialmente, um questionário (com questões objetivas e subjetivas), posteriormente, entrevistas reflexivas. Quanto aos procedimentos de análise de dados, a pesquisa tem como especificidade o método da análise por unidades proposto por Vigotski (2008), complementada pela ideia de episódios idealizada por Moura (2013). Tal método se contrapõe às teorias de sua época em que o objeto investigado era decomposto em elementos isolados, de forma fragmentada.