A REELABORAÇÃO DAS CONCEPÇÕES SOBRE DOCÊNCIA, ENSINO E APRENDIZAGEM NA PRÁTICA DE PROFESSORES RURAIS
Professor Rural. Prática Pedagógica. Docência. Ensino/Aprendizagem. Memorial.
O tema do presente estudo trata da reelaboração das concepções sobre docência, ensino e aprendizagem na prática pedagógica de professores rurais. Assim, a pesquisa tem como problemática: em que medida a vivência da prática pedagógica possibilita aos professores rurais a reelaboração de suas concepções sobre docência, ensino e aprendizagem? Propõe como objetivo geral investigar a vivência da prática pedagógica de professores rurais que possibilita a reelaboração de suas concepções sobre docência, ensino e aprendizagem. Em decorrência aponta os seguintes objetivos específicos: identificar as concepções de docência, ensino e aprendizagem; analisar a reelaboração de concepções de docência, ensino e aprendizagem na prática pedagógica de professores rurais, bem como caracterizar os paradigmas que orientam a prática pedagógica de professores rurais. Do ponto de vista teórico-conceptual a pesquisa compreende estudos, a partir de estudos e discussões sobre: a) narrativas autobiográficas: Galvão (2005); Souza (2006); Josso (2004); Nóvoa (1997); Abrahão (2004); Dominicé (1998); Ferrarotti (2010); Pineau (2000); b) concepções: Porlan Ariza, Rivero Garcia e Martin Del Pozo (1997) e outros; c) história da formação docente, com Nóvoa (1991), Aranha (1989), Azevedo (1960) e outros; d) práticas pedagógicas, com: Perrenoud (1993), Giusta (1985), André (1995), Nóvoa (1997), Tardif (2000), Pimenta (1999) e outros; e) educação rural, com: Leite (2002), Queiroz (1976), Rodrigues (2003), Therrien (1991) e outros. No campo metodológico caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa com a abordagem narrativa. Utiliza como técnicas para produção dos dados o memorial de formação e a entrevista semi-estruturada. O uso metodológico das histórias de vida por intermédio do memorial representa um caminho facilitador para compreensão do sentido presente na comunicação entre as pessoas ou sujeitos por meio da linguagem. O universo selecionado de sujeitos compreende 11 professores que aderiram espontaneamente ao convite formulado e que possuem o perfil requisitado: ser professor da rede municipal de educação, estar em pleno exercício da docência em escolas do eixo rural e ser portador de curso superior. Emprega para análise de dados a perspectiva de Poirier, Clapier – Valladon e Raybaut (1999) denominada de análise de conteúdo que se encontra em processo.