A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS POR PROFESSORES NAS SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NO MUNICÍPIO DE TERESINA– PI
Atendimento Educacional Especializado. Tecnologias Assistivas. Inclusão.
RESUMO
No campo educacional, uma das maiores batalhas tem sido a luta pela defesa de escola inclusiva. Nesse sentido, a utilização de tecnologias assistivas por pessoas com necessidades educacionais especiais tem objetivado facilitar o acesso e a permanência destes indivíduos nessa instituição. Este estudo pretende investigar, na perspectiva de professores, a utilização de Tecnologias Assistivas nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede municipal de Teresina. O estudo encontra respaldo em teóricos como Mantoan (2003; 2004); Mazzotta (2003); Bersch (2006; 2007; 2008); Parolin (2008; 2009); Mendes (2006); Garcia (2008); Fortes-Lustosa (2011), dentre outros pesquisadores que estudam a temática evidenciada e enfatizam a necessidade da realização de pesquisas em Educação Especial e a utilização de recursos de Tecnologias no processo de inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais no ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida entre os meses de março e dezembro de 2013. O estudo é de natureza qualitativa do tipo descritivo. Participaram do estudo 4 professores de escolas públicas da rede municipal de Teresina – PI, do sexo feminino na faixa etária de 30 a 49 anos. Os instrumentos utilizados foram a entrevista semiestruturada e a observação não participante. A análise das informações será feita a partir da análise de conteúdo de BARDIN (2004).