A CONSTITUIÇÃO DA REDE ESCOLAR DE TIMON-MA: DO GRUPO ESCOLAR AO GINÁSIO BANDEIRANTE (1938-1968)
Rede escolar; História da educação; escolarização.
RESUMO
Esse trabalho resulta de uma investigação na área de História da educação. Discute-se o tema: Implantação e Consolidação da rede de escolas em Timon-Ma (1938-1968) . Tem-se como recorte temporal desta pesquisa os anos de 1938 a 1968, justificado em decorrência de que em 1938 era criado a primeira escola do ponto de vista pedagógico e estético considerado moderno para os padrões da época, trata-se do Grupo Escolar “ Urbano Santos” e no ano de 1968 foi inaugurado a primeira escola de ensino secundário: o “ Ginásio Bandeirantes, o que pressupõe a consolidação das escolas primárias em Timon- Ma. Pesquisa-se aqui a gênese do processo de constituição da rede escolar no município de Timon- Ma, as articulações políticas, econômicas de uma sociedade interiorana tendo como marcos a implantação de modelos modernos de escolas, do ponto de vista pedagógico, arquitetônico e sua função na sociedade timonense no recorte temporal de 1938- 1968. Este trabalho está aportado nos pressupostos teórico e metodológicos da História Cultural, seguindo os traços apontados em Barros (2004) e trajetória iniciada em : Le Goff (2003); Roger Chartier (1990) Peter Burke (1991); Maurice Halbwachs (1990); Catroga(2001); Paul Thompson ( 1992); Michel de Certeau (2003), dentre outros. Além destes destacamos ainda os autores da produção Historiográfica clássica: Azevedo(1976); Nagle (1974); Ribeiro(1992) , assim como a produção historiográfica local, autores como Lopes (2001); Castro (2009); Mota (2011), Pinheiro( 2002).Elegeu-se dentre a multiplicidade de categorias analíticas: Grupos escolares; Inovação conservadora; Representações; Cultura Escolar. Fundamentadas respectivamente em: Faria Filho (2000) Sousa (1998); Vidal (2006); Pinheiro (2000); Warde (1985); Chartier (1990); Halbwachs (1990); Catroga (2011); Sousa(2005) Julia (2001). Este trabalho contribui na reconstituição do processo educativo da cidade de Timon, por muito silenciado na historiografia educacional maranhense.