Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANO DE ASSIS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANO DE ASSIS SILVA
DATA: 12/02/2014
HORA: 17:30
LOCAL: PPGED
TÍTULO:

A CONSTITUIÇÃO DA REDE ESCOLAR  DE TIMON-MA: DO GRUPO ESCOLAR  AO GINÁSIO BANDEIRANTE (1938-1968)


PALAVRAS-CHAVES:

Rede escolar; História da educação; escolarização.


PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO:

 

RESUMO

Esse trabalho resulta de uma investigação na área de História da educação. Discute-se o tema: Implantação e Consolidação da  rede  de escolas  em Timon-Ma  (1938-1968) . Tem-se como recorte temporal desta pesquisa  os anos de 1938 a 1968,  justificado em decorrência de que em 1938 era criado a primeira  escola  do ponto de vista pedagógico e  estético considerado  moderno para os padrões da época, trata-se do Grupo Escolar “ Urbano Santos” e  no ano de 1968 foi inaugurado a primeira escola de ensino secundário:  o “ Ginásio Bandeirantes, o que  pressupõe a consolidação  das escolas primárias  em Timon- Ma. Pesquisa-se aqui a gênese do processo de constituição da rede escolar  no município de Timon- Ma,  as articulações políticas, econômicas de uma sociedade  interiorana tendo  como marcos  a implantação de modelos modernos de escolas, do ponto de vista pedagógico,  arquitetônico e sua função  na sociedade timonense  no recorte temporal de 1938- 1968. Este trabalho está aportado nos pressupostos teórico e metodológicos  da História  Cultural, seguindo os traços apontados em Barros (2004) e trajetória iniciada em : Le Goff (2003); Roger Chartier (1990) Peter Burke (1991); Maurice Halbwachs (1990);  Catroga(2001); Paul Thompson ( 1992); Michel de Certeau (2003), dentre outros. Além destes destacamos ainda os autores da produção Historiográfica clássica: Azevedo(1976); Nagle (1974); Ribeiro(1992) , assim como a produção historiográfica local, autores como  Lopes (2001); Castro (2009); Mota (2011), Pinheiro( 2002).Elegeu-se dentre a multiplicidade de categorias analíticas: Grupos escolares; Inovação conservadora; Representações; Cultura Escolar. Fundamentadas  respectivamente em: Faria Filho (2000) Sousa (1998); Vidal (2006); Pinheiro (2000); Warde (1985); Chartier (1990); Halbwachs  (1990); Catroga (2011); Sousa(2005) Julia (2001).  Este trabalho contribui na reconstituição  do processo educativo da cidade de Timon, por muito silenciado na historiografia  educacional maranhense.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Externo ao Programa - 3285792 - JANE BEZERRA DE SOUSA
Externo ao Programa - 1287708 - ROSANA EVANGELISTA DA CRUZ
Notícia cadastrada em: 06/02/2014 16:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 31/10/2024 23:20