Práticas Pedagógicas dos Professores de Física: reflexões a partir de observações das práticas docentes
Pratica pedagógica. Reflexividade. Ensino de Física.
Esta pesquisa tem como objeto de estudo a prática pedagógica do professor de Física do ensino superior, que possibilita a reflexão sobre sua prática. A pesquisa tem como objetivo central: investigar como se desenvolvem as práticas pedagógicas dos professores de Física da UFPI. Dessa forma, resultam como objetivos específicos: 1) caracterizar a prática pedagógica dos professores de Física; 2) Identificar o nível de reflexividade do professor de Física sobre sua prática; 3) Analisar as estratégias de ensino aplicadas pelo professor de Física.Além da preocupação do desenvolvimento de práticas pedagógicas significativas que atendam as necessidades do futuro professor, o estudo justifica-se também por favorecer aos professores de Física a possibilidade de refletir sobre suas práticas por meio das entrevistas semi-estruturadas, como instrumentos de reflexividade sobre/na sua prática pedagógica. O referencial teórico sobre as reflexões na/sobre a prática pedagógica serão ancoradas nos estudos de Rodrigues (2004), Perrenoud (1993), Hengemüher (2008), Zeichner (1993), Behens ( 1999 ), Franco( 2012 ), Pimenta e Guedin (2002) dentre outros. Os referenciais da etnografia terão como suporte teórico-metodológico os estudos de Geertz (1998), André (1994), Lüdke e André (1986) dentre outros. Trata-se de uma pesquisa do tipo etnográfica, tendo por base a abordagem qualitativa, pois favorece a inserção do pesquisador no lócus de trabalho dos professores. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados questionários para maior conhecimento dos sujeitos, a entrevista semi-estruturada e a observação participante. Os dados foram analisados, divididos em categorias, e re-analisados em eixos correspondentes ao objeto de estudo segundo a análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (1987) que compõe: pré-análise; descrição e, finalmente, a interpretação inferencial. Os resultados das análises indicam que os professores de Física procuram articular sua prática com os desafios da pós-modernidade e que preocupam-se também em desenvolver uma ação docente de qualidade, entretanto admitem que falta mais apoio da instituição para o desenvolvimento em suas práticas de uma melhor articulação com conhecimentos pedagógicos efetivos.