O Professor de Inglês e seu percurso formativo: saberes e desenvolvimento profissional
Palavras-chave: Formação de Professores. Saberes Docentes. Desenvolvimento Profissional.
O presente estudo desenvolve-se junto ao programa de Pós-Graduação em Educação PPGEd/UFPI, investiga o percurso formativo, o desenvolvimento profissional e os saberes do professor de língua inglesa de uma escola de línguas que também atua na educação básica em escolas da rede pública e particular na cidade de Teresina- PI. Nesse sentido, seu objeto de estudo é o percurso formativo e profissional do professor de inglês vislumbrando apreender como se consolida seu processo de desenvolvimento profissional na vivência da prática docente. Delineia como objetivo principal investigar o percurso formativo e profissional de professores de língua inglesa que atuam em um instituto de línguas e na educação básica há mais de 15 anos. Como objetivos específicos propõe caracterizar os saberes da formação inicial e continuada produzidos e mobilizados pelos professores no decorrer da profissão; e analisar os percursos de desenvolvimento profissional dos interlocutores, apoiando-se teoricamente em Nóvoa (1995, 2000); Tardif (2006); Lima (2003, 2011); Imbernón (2010); Freire (1999, 2002); Perrenoud (2002); García (1999); Celani (1996, 2001, 2003); Almeida Filho (2005,2007ab); Leffa (2000, 2001); Gauthier et al (1998); Paiva (1996, 2003, 2006); Aguiar (2002, 2012). Trata-se de uma pesquisa na modalidade qualitativa narrativa que tem como orientação metodológica o método autobiográfico / história de vida (CONNELLY; CLANDININ, 2000; NÓVOA, 2010; PINEAU, 2006; BOLÍVAR, 2002; SOUZA, 2006, 2007, 2008; DOMINICÉ, 2010; PASSEGGI, 2006, 2008; LIMA, 2003, 2011; BRITO, 2003, 2007; entre outros). Esta modalidade de pesquisa proporciona importantes contribuições para a formação de professores reflexivos, conscientes de seus saberes e fazeres, autores de suas próprias representações pelas experiências vividas. A escrita narrativa leva o sujeito a uma tomada de consciência com relação às suas ações por permitir um mergulho no seu eu pessoal e profissional. O método autobiográfico tem como foco principal a vida e o desenvolvimento profissional dos professores, suas carreiras e percursos profissionais, suas memórias, suas experiências e suas identidades docentes. Para a produção de dados emprega o memorial de formação por entender que este instrumento tem uma função reflexivo-formativa na medida em que seu processo de elaboração e reelaboração proporciona aos professores colaboradores refletir sobre suas trajetórias formativas, sobre suas práticas e sobre os saberes, principalmente os da experiência, adquiridos e mobilizados no contexto de suas vivências profissionais. A leitura e releitura das narrativas nos memoriais viabilizou a organização dos dados em três eixos: Percursos formativos: narrativas do caminho; saberes docentes: narrativas em destaque; e desenvolvimento profissional: narrativas de um percurso. Para demandar a análise de dados emprega a técnica da análise de conteúdo, conforme Bardin (2011) e Franco (2007). Como resultados principais, as análises empreendidas apontam que os professores-colaboradores dão sinalizações de investimentos na formação permanente e consequentemente, no seu processo de desenvolvimento profissional o qual assume a conotação de evolução e continuidade, entendimento que supera e amplia a tradicional justaposição formação inicial e continuada.