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Banca de QUALIFICAÇÃO: LILIANA MONTEIRO CARCARÁ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LILIANA MONTEIRO CARCARÁ
DATA: 31/01/2014
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de defesa do PPGED
TÍTULO:

PRÁTICA DOCENTE NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Prática docente. Alfabetização. Reflexão.


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

 

A mudança, a educação se (re)configura procurando se alinhar as exigências de uma sociedade global e, a partir desta perspectiva, as universidades assumiram a responsabilidade de re-estruturarem os cursos de formação de professores, revendo métodos e concepções formativas, a fim de que o exercício do magistério fosse orientado, segundo uma visão crítica de prática profissional, não mais marcada pelo seu caráter alienante e produtor, própria da perspectiva tradicional de educação. Investigar a Prática docente no ciclo de alfabetização, representou o desvelar das práticas alfabetizadoras, assim como a oportunidade de promover um aprofundamento teórico sobre a temática junto aos professores e gestores, suscitando o debate sobre a forma como vêm sendo conduzidas as práticas, os processos de aprendizagem, assim como os métodos utilizados para o desenvolvimento da ação docente. Também por colaborar a desconstrução das práticas tidas como tradicionais, a partir de uma transposição didática. O estudo teve como orientação a questão problema; Como ocorre a prática docente no ciclo de alfabetização na perspectiva de produção de uma prática reflexiva? Tomando como referência a questão problema delineamos como objetivo geral; Investigar a prática docente no ciclo de alfabetização na perspectiva de produção de uma prática reflexiva e, como objetivos específicos, caracterizar a prática docente no ciclo de alfabetização; identificar os fundamentos teórico-metodológicos da prática docente no ciclo de alfabetização; assim como descrever os níveis de reflexão produzidos na prática docente no ciclo de alfabetização. Compreendemos que o campo educacional clama sempre pela realização de processos investigativos, em colaboração com os profissionais de educação, na perspectiva de que se (re)elaborem conhecimentos e sejam encontradas alternativas para as situações problemáticas surgidas no decorrer das suas atividades educativas. Desse modo, decidimos investigar a prática docente das professoras alfabetizadora tendo em vista descobrimos as teorias implícitas nas práticas dessas professoras, na perspectiva de que a reflexão sobre essas práticas permitam encontrar explicações para as dificuldades que se apresentam durante o desenvolvimento das mesmas. Os fundamentos teóricos-metodológicos do estudo centraram-se nas propostas de Imbernón (2012) Sousa (2009), Garcia (2008), Formosinha (2009), Brito (2006) nos estudos sobre alfabetização de Ferreiro Teberosky (1999), Kramer (2006), Cagliari (2009). No que se refere a flexividade optamos a Jhon Dewey (2007), Schön (2000), Zeichner (1993) e, Conelly e Clandinin (2010), Bogdan & Biklen (1994), Bertaux (2010), Poirier (1999) Warschauer (2003) orientamos o desenvolvimento metodológico da pesquisa. Elegemos como técnica de produção de dados o diário da prática e as rodas de conversa, por permitirem uma coleta mais abrangente e profunda dos dados, tendo em vista que as narrativas possibilitaram penetrar na subjetividade das professoras provocando uma revisitação nas reminiscências, através de conexões entre o presente e o passado, o que fez com que as investigadas exprimissem o ser e o fazer das práticas alfabetizadoras, tendo em vistas as dificuldades, conflito descobertas e aprendizado ocorridos durante o processo de tornar-se alfabetizador.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Notícia cadastrada em: 06/02/2014 16:30
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